19 de novembro de 2013

[Cantinho Literário] A Literatura Alemã Contemporânea


Esta semana, aqui no Cantinho Literário será em homenagem aos 24 anos da queda do muro de Berlim, que aconteceu neste mês de novembro, do dia 9, por isso que nesta semana será especial literatura alemã e para quem não se lembra o que foi esta barreira, vamos dar uma refrescada na memória da nossa tripulação.

A construção do muro de Berlim, na Alemanha foi construída pela República Democrática Alemã durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental.

Mas vamos a literatura e depois destrinchamos sobre a história do muro de Berlim, desde sua construção, até a sua queda no ano de 1989. A literatura alemã, integra as línguas alemã, Suíça e na Áustria, mas existem algumas correntes de literatura influenciadas em maior ou menor grau por dialetos (por exemplo, alemânico). Um desenvolvimento inicial da literatura em alemão ocorreu no período do alto alemão médio no início da idade média.

A literatura moderna em alemão começa com autores do Iluminismo (tais como Herder) e atinge seu formato "clássico" no início do século XVIII com o Classicismo de Weimar (Goethe e Schiller). Mas vamos encurtar a história da literatura alemã, se não ficaremos falando desde o ano de 700 depois de Cristo, por isso, iremos focar mais na literatura contemporânea.

A literatura contemporânea, que começou no século XX é profundamente marcada pela ruptura pela II Guerra Mundial e pelo exílio."  Boa parte da obra desse autores exilados ficou dispersa por diversos países, e, até hoje, pesquisadores e editores procuram recuperar esses trabalhos bem como a história literária alemã desse período. Entre os autores que ficaram na Europa durante a II Guerra, é recorrente o tema da ruptura causada pela guerra e da necessidade de "reescrever a própria identidade". 

Por outro lado, a partir da década de 1970, desenvolve-se a chamada literatura intercultural, uma tendência que se desenvolveu inicialmente na Alemanha e, posteriormente, em outros países de língua alemã. Trata-se de uma literatura feita por estrangeiros e inicialmente tratava sobretudo da problemática da imigração, "denunciando a discriminação, registrando o isolamento, o estranhamento, a perda da identidade ou a luta para redefini-la".

Autores da literatura alemã contemporânea:

Ficção científica, fantasia: Andreas Eschbach, Frank Schätzing, Wolfgang Hohlbein, Peter Schmidt, Andreas Winterer
Literatura Pop: Dietmar Dath, Christian Kracht, Benjamin von Stuckrad-Barre, Rainald Goetz.
Literatura migrante ou intercultural: Feridun Zaimoglu, Wladimir Kaminer, Rafik Schami, Aglaja Veteranyi, Carmine Gino Chiellino
Poesia: Marcel Beyer, Uwe Kolbe, Thomas Kling (1957-2005)
Aforistas: Hans Kruppa
Suspense: Ingrid Noll
Novela: Charlotte Link
Erótica: Charlotte Roche

Para dar um anseio maior na litertura alemã, se liga nesta dica sobre a litertura alemã, escrita pelo autor Otto Carpeaux, que conta a história da arte literária, desde Hegel e Marx, passando pela arte da música, artes plásticas e passando até na literatura da Psicanálise de Freud e Jung.

Confira a sinopse do livro "A História Concisa da Literatura Alemã" - Otto Maria Carpeaux

"A Literatura alemã está na origem de toda a cultura ocidental. Filósofos como Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger; A reforma protestante com Luthero; Romancistas e poetas como Kafka e Goethe; e ainda na música, nas artes plásticas, na literatura da Psicanálise com Freud e Jung, enfim, uma influência gigantesca na vida, no pensamento e na forma como vivemos. 

Nesta Obra de Otto Maria Carpeaux você encontra uma síntese dos grandes momentos, livros e autores da literatura alemã, e conta com uma avaliação crítica de sua importância para a cultura e o desenvolvimento do país e sua influência nos principais movimentos culturais do mundo contemporâneo. Uma forma concisa de conhecer a literatura da “Terra dos poetas e pensadores." 



Um comentário:

  1. adorei o post, vou começar a pesquisar um pouco mais obra a literatura alemã... vlw

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...