6 de março de 2013

[TOTAL FLEX] A cultura da Liderança


Ser um líder é sem sombra de dúvidas uma missão corajosa a ser assumida, uma pessoa que se dispõem a ocupar tal posição dentro das organizações ou dentro de qualquer outro circulo de convivência é com toda certeza uma pessoa admirável.

Um líder é visado pelos demais não apenas como aquele que bate o martelo final nas decisões, um líder não necessariamente possuí um cargo de chefia, mas é aquela pessoa que consegue de maneira maleável e com sabedoria conduzir o grupo aos bons resultados. Em outras percepções vemos que nosso país como um todo vem formando e capacitando cada vez mais gestores que conseguem gerir um projeto, um evento, por exemplo, cada vez mais de maneira magistral  e levam bons resultados financeiros, porém há o lado da percepção que as relações humanas esta carecendo de parceria.

As pessoas não tem se demonstrado solidárias ao conversar umas com as outras, em primeiro lugar o grande motivo é a forte exploração nos meios tecnológicos  não que seja algo ruim o uso dos aparelhos como Iphones, Tablets e tantos outros, muito pelo contrario o uso é extremamente importante e facilita e muito a comunicação, mas as pessoas não têm exercitado o que de fato é o dialogo. É sempre importante reforçar que nosso local de trabalho é a extensão da nossa casa, e é nesse local de convívio com pessoas distintas e de culturas diversas que precisamos exercitar como devemos nos portar diante das pessoas, ser educado e ter postura no ambiente de trabalho não quer dizer deixar de ser autentico ou algo parecido o que ocorre é que existem posturas que precisam ser adotadas vamos lá para algumas dicas:


  • Procure ouvir opiniões, um bom ouvinte se torna com toda certeza em algum momento da sua carreira um líder de sucesso. 
  • Procure ser autêntico um profissional que desejar liderar precisa aprender que autenticidade e clareza fará a equipe toda sair bem no projeto. 
  • Não seja intrometido, é isso mesmo não seja intrometido, todo e qualquer colaborador deve saber que, sim precisar ter interesse em tudo que acontece na empresa, ou no grupo mas aguarde sempre aguarde a sua vez de falar, nunca atropele as palavras de outras pessoas, isso incomoda.
  • Respeite a opinião alheia, para um bom convívio com outros, precisamos compreender que cada um possui sua própria opinião, cada membro de uma equipe vem de uma historia, origem, religião diferente da nossa, e isso em um grupo deve ser respeitado. 


Foco, e determinação também faz parte desse espirito de liderança que uma pessoa deve ter, às vezes o líder ele é simplesmente convocado para assumir a liderança naturalmente, isso passa ser uma necessidade espontânea e é claro deve ser agarrada com clareza, e muita competência  Respeito a cultura a diversidade é essencial para mantermos um bom convívio dentro de qualquer grupo.

Essa semana pessoal é isso, semana que vem voltamos com mais TOTAL FLEX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...