8 de outubro de 2012

Cantinho Literário na onda das crianças

Salve salve tripulação... 



Depois da ressaca de eleição, nós d'O Barquinho temos um super especial de dia das crianças por aqui.
Sim sim... Nesta semana, a nossa embarcação será tomada pela criançada e cada dia terá um texto novo para as crianças e também para quem ainda mantem o espírito infantil, afinal, quem deixa a criança interior ir embora, é porque não teve uma infância saudável e verdadeira.

Mas começando esta semana 'fuzaca', vamos invadir o mundo literário com o grande mestre da literatura infanto-juvenil, ele é o pai do pequeno Menino Maluquinho, um aprendiz de uma professora muito maluquinha e anda com a Turma do Pererê, o especial semana da criança aqui no nosso Cantinho Literário, é com ele o grande Ziraldo. 

Ziraldo Alves Pinto de Caratinga, 24 de outubro de 1932, é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil. Ziraldo é irmão do também desenhista, cartunista, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto e pai da cineasta Daniela Thomas e do compositor Antonio Pinto.

O escritor e jornalista, se formou em Direito, no ano de 1957, mas suas veias jornalísticas já se manisfestavam com apenas seis anos de idade, quando teve um desenho publicado na Folha de Minas.

Ziraldo já trabalhou em diversos veículos de comunicação como, a Folha de Minas (1954) com uma coluna dedicada ao humor, na revista O Cruzeiro (1957), Jornal do Brasil (1963), entre outras mídias.

No ano de 1960, lançou a primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor, Turma do Pererê, que também foi a primeira história em quadrinhos a cores totalmente produzida no Brasil, embora tenha alcançado uma das maiores tiragens da época, Turma do Pererê foi cancelada em 1964, logo após o início do regime militar no Brasil. Nos anos 70, a Editora Abril relançou a revista, desta vez, porém, sem o sucesso inicial.


Em 1969, Ziraldo recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.
Em 1980, lançou o livro "O Menino Maluquinho", seu maior sucesso editorial, o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.

Incansável, Ziraldo ainda colabora em diversas publicações, e está sempre envolvido em novas iniciativas. Uma das mais recentes foi a "Revista Bundas", uma publicação de humor sobre o cotidiano que faz uma brincadeira com a revista "Caras", esta, voltada para o dia a dia de festas e ostentação da elite brasileira. Ziraldo foi também o fundador da revista "A Palavra" em 1999.
Ilustrações de Ziraldo já figuraram em publicações internacionais como as revistas Private Eye da Inglaterra, Plexus da França e Mad, dos Estados Unidos.

Desde o ano de 2000 participa da "Oficina do Texto", maior iniciativa de coautoria de livros do Mundo, Criada por Samuel Ferrari Lago então diretor do Portal Educacional, onde já ilustrou histórias que ganharam textos de alunos de escolas do Brasil todo, totalizando aproximadamente 1 milhão de diferentes obras editadas em coautoria com igual número de crianças.


E aí curtiram um pouco da história de Ziraldo? Esperamos que sim, pois com certeza ele foi ou é uma grande inspiração para muitas pessoas, seja na área de humor, jornalismo, desenhos ou então por sua imaginação inacreditável que contagia adultos e crianças.

Para mais informações sobre o Ziraldo, acesse seus endereços da WEB e veja suas maravilhosas e criativas ideias.
Mas é isso ai tripulação, a semana da criança aqui n'O Barquinho, só está começando, então não percam este especial, pois a cada dia terá algo incrível e mágico por aqui, pois o nosso barco nesta semana terá muita imaginação e magia, então bom divertimento a todos...

Boa semana e até a segunda-feira que vem com mais Cantinho Literário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...