13 de setembro de 2012

Caixa de Som


Quem abre o Doodle desta quinta-feira, 13, na página oficial da Google, se depara com uma homenagem ao 193º aniversário de Clara Schumann, em verdade ela faria 193 anos se estivesse viva, pois Clara faleceu a 116 anos atrás.
Mas vocês sabem quem foi Clara Schumann?
Pois bem, nós explicamos a vocês, afinal a cultura é de todos para todos!
Clara Schumann, nasceu Clara Josephine Wieck, na cidade de Leipzig, Saxônia, em 13 de setembro de 1819. Ela foi uma pianista e compositora romântica alemã, casada com o também compositor Robert Schumann.

Clara aprendeu tocar piano desde muito pequena com seu pai Friedrich Wieck, sua mãe também era ótima musicista e faziam diversos concertos. Porém, quando a pequena Clara fez 4 anos, seus pais se separaram e seu pai obteve sua guarda, que a ensinou todas as técnicas de piano, a tornando uma das mais jovens e brilhantes pianistas aos 13 anos, se apresentando em vários palcos na Europa.

Ganhou ênfase na sua carreira por possuir influências de compositores românticos, ícones da música clássica na época, como Chopin e Carl Maria Von Weber.

Conheceu seu marido ainda na adolescência, já que Robert era aluno de piano de seu pai, se casou aos 21, apesar de seu pai ser contra essa relação, mas o casal se uniu e foram muito útil em colaboração musical em suas carreiras, ele compondo e ela interpretando e divulgando suas composições. 

 Ela teve oito filhos, que no período de suas gestações a compositora teve que interromper sua carreira, além de Clara ter de assumir as responsabilidade da casa sozinha, pois seu marido sofria de crises fortes de depressão, até que um dia ele teve uma crise crônica e decidiu que iria se internar em um manicômio, onde ficou por lá até sua morte.

No entanto, a musicista teve que segurar as pontas sozinha e ainda, com oitos crianças para criar, tendo que dar aulas de pianos e apresentações para sustentar sua família.
Entre essas aulas, Clara conhece Johannes Brahms, gerando fofocas e rumores de que eles estavam tendo um romance, porém tudo não passava de uma amizade e colaboração mútua, dos artistas, que eram defensores do romantismo, ao contrário de Wagner e Liszt. 

Por dar muitas aulas e realizar diversas apresentações de piano, Clara sofria de uma síndrome de dor crônica, porém isso não foi motivo para que até o final de sua vida fosse marcado por uma brilhante carreira como professora e o reconhecimento como concertista, comparando-se com Liszt.

A concertista morreu em Frankfurt am Main, no dia 20 de maio de 1896.


Por: Patricia Visconti

2 comentários:

  1. Gostei bastante do post,ficou bem elucidado.
    Seu blog é bem legal,estarei aqui mais vezes.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte sempre Bruno, e daqui a pouquinho irei dar uma passadinha no seu blog também!
      Bjinhos e até mais!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...