14 de agosto de 2012

[Cyber Cult] Celeiro da arte é o berço mineiro

Minas Gerais é um berço de cultura, que em tempos modernos consegue nos fazer viajar no tempo e passear por Estradas Reais, fazendo-nos ir a outros tempos e mergulhar em grandes artes deixadas por grandes artistas como Mestre Athaíde e Aleijadinho. Aleijadinho que foi o grande precursor que nos deixou como herança muitas obras entre elas uma das mais populares do mundo, OS PROFETAS DE ALEIJADINHO, que ficam ao ar livre há mais de 200 anos, na porta do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, no município de Congonhas do Campo (MG).

Preservar essa parte da nossa história hoje, é o que irá contar para os nossos descendentes como foi a nossa vida no passado, deixando lembranças históricas de um período não vivenciado pelas futuras gerações. Para ajudar e contribuir com esse cuidado a tecnologia 3D vem sendo aplicada para ajudar na preservação dos profetas do Mestre Aleijadinho. São imagens geradas por um robô em terceira dimensão.
O trabalhador robótico executa suas atividades durante a noite, pois sem a luz solar as imagens ficam com uma melhor qualidade, o que contribui para o melhor desempenho das atividades, e assim os profetas de pedra sabão são aos poucos fotografados, um a um.

O engenheiro Paulo Nascimento conta que com um controle remoto é possível conduzir o robô a altura necessária para consiga se fazer as posições necessárias para digitalizar o processo. São capturados mais de 200 ângulos de imagens e em três dimensões. O equipamento utilizado faz parte da indústria automobilística, porém sendo usado neste caso a favor da preservação do patrimônio historio cultural e artístico da humanidade.

O chefe da Iphan em Congonhas João Carlos Oliveira cita que com o uso da tecnologia em prol da história, populariza ainda mais esse patrimônio. É bom saber que mesmo com os avanços tecnológicos, o passado não é esquecido, muito pelo contrário, vem sendo cuidado e preservado com a ajuda da tecnologia.
Por hoje é isso pessoal!
Conexão com o mundo sempre!
Márcia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...