11 de julho de 2012

[Cyber Cult] Blogs e a Tecnologia da Informação


A informação do século 21 chega bombardeando tudo e a todos, os meios de comunicação é uma efervescência de novidade. Porém, essas notícias vindo muito rápido e em grande relevância, pode confundir e alienar os receptores, dificultando o processo de identificação e seleção do que realmente é útil e essencial para o intelecto humano e social.
Na semana passada, rolou em São Paulo, o 11º youPix Festival, um evento que mostra o que você vê na wébsfera, no mundo real.

"Ainda temos que amadurecer muito." 
Conversamos com a jornalista, blogueira, internética e tuiteira, Rosana Hermann, que  nos contou um pouco sobre blogs e informação. Afinal, a web 3.0 é conectividade a todo vapor, interagindo o emissor com o receptor, mostrando que o mundo é um ciclo, onde ao mesmo tempo que comentamos, também produzimos.

Os blogs são as peças fundamentais desta fase na web, apesar de terem sido criados na web 2.0, eles estão cada dia mais fortes na expressão de ideias e compartilhamento de informação.

Mas não foi sempre assim, pois no início os blogs eram vistos como meros diários, porém o formato e o jeito de expressar-se mudou, e hoje as buscas no Google coleta todas as postagens publicadas na Internet, semdiscriminar nada wébsfera. Como relatou a Rosana ao OBC, "... eles pegaram muita relevância para ficarem no mesmo patamar de outros sites, então isso ajudou muito no desenvolvimento da informação".

Mas precisamos ficar ligados no que é publicado na Internet, nem tudo que tem lá é de confiança ou informativo, até mesmo os blogs de jornalistas, que são pessoais, opinativos, imparciais e a grande maioria, difuso de comunicação.

No Brasil, ainda precisamos aprender muito em produção na blogsfera, já que aqui falamos muito de pessoas, desengatilhando do assunto em questão. Segundo Hermann; "A gente não tem capacidade de falar de assuntos, pois quando começamos a debater, acabamos falando de pessoas. Nós só sabemos falar de pessoas." Difundindo a pauta propriamente dita e partindo para outras nuances do fato, perdendo o fato, perdendo nosso foco e em alguns casos, até a nossa credibilidade. "Ainda temos que amadurecer muito", conclui  Rosana, que está conectada no Twitter desde 2007, que desde então pouco viu blogueiros e produtores de conteúdo relatando sem agredir o outro.

Então é isso, vamos produzir com mais seriedade, pois os blogs estão em alto crescimento e o foco no assunto, pode trazer tamanha relevância ao seu conteúdo produzido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...