24 de junho de 2012

[FOTOGRAFIA] Mineira é promessa na arte de fotografar



A fotografia é uma arte, e hoje todo mundo tem a possibilidade de ser um fotógrafo e congelar momentos com um clique.
O que impressiona é o olhar diversificado dos artistas, que nos proporcionam rever momentos inesquecíveis, acontecimentos, paisagens e nos fazer viajar no tempo. Assim como as obras do grandioso Sebastião Salgado, que nos intriga com suas fotos quase sempre provocantes, que buscam alertar sobre as condições que muitos vivem, busca fazer as pessoas refletirem sobre a situação econômica do local retratado. Seu trabalho de "Fotografia militante”, definição feita pelo próprio fotógrafo, tem a finalidade de provocar, são imagens de pessoas de algum modo desterradas: trabalhadores rurais, mendigos urbanos, presos, garimpeiros, crianças de rua - gente vagando entre o sonho e o desespero, como escreve José Saramago no prefácio.
Para consolidar a afirmação de que os fotógrafos tem sim um olhar diferenciado, vamos mudar o foco, de Sebastião Salgado que provoca a reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas que retrata, o modo como ele realiza este trabalho e o impacto que ele causa nas pessoas, que leva sim o status de artista contemporâneo, mesmo havendo sempre exaustivas discussões sobre sua obra que hora se diz Documental e hora se faz artística, para um trabalho ainda anonimato, que se vem sendo prestigado ainda apenas por pessoas próximas, e com um outro olhar, é o trabalho realizado pela jovem fotógrafa mineira, Rafaela Camilo de apenas 15 anos, que descobriu sua paixão por esta arte ainda na infância. A jovem é mineira da cidade de Santa Bárbara, que fica a 98km de Belo Horizonte.
A jovem descobriu sua paixão por fotografia quando criança, segundo ela antes de estar atrás das lentes, era sempre a primeira a querer se fotografada, já gostava dos cliques e até ansiava pela possivel carreira de modelo, mas com o tempo Rafa, chamada assim carinhosamente pelos amigos, acabou por descobrir outros prazeres que estavam por trás das lentes, logo passou de top model a artista das fotografias.
Rafa, contou ainda que a pouco descobriu que o amor pela fotografia era genético, pois seu bisavô era fotógrafo, com isso aumentou ainda mais sua vontade de desbravar este novo mundo. “Eu amo o que eu faço. Amo capturar momentos felizes e fico mais satisfeita quando meus clientes vêem as fotos que fiz deles e dão aquele imenso sorriso e elogiam muito. Eu fotografo de tudo: pessoas, animais, paisagens, produtos e estou sempre buscando mais aprendizado, pesquiso muitos blogs de fotografia, leio vários artigos e estou prestes a fazer meu próximo curso pra aperfeiçoar mais e mais meu trabalho. Tenho pouco tempo de carreira com minha máquina semi profissional, mas com a máquina portátil já fotografava de tudo também e com a benção de Deus eu vou conseguir realizar meu sonho que é fazer a faculdade de fotografia. Meus pais, meus amigos me apóiam muito e me dão forças pra eu continuar fazendo o que eu gosto. Existem críticas sempre, mas isso nos ajuda a melhorar cada vez mais” disse a jovem fotografa.
Abaixo a primeira imagem registrada por Rafaela Camilo profissionalmente.


Para conhecer outros trabalhos da mineirinha, acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...