27 de junho de 2012

[Especial Museu] Pinacoteca do Estado

Divulgação
Este museu já foi uma prisão de segurança máxima na época da ditadura e hoje contém o maior número de acervos de pinturas do Brasil.
O especial museus de hoje é sobre o museu dos museus, a Pinacoteca do Estado.
Divulgação
A Pinacoteca possuí um dos maiores e mais representativos acervos da arte brasileira, são quase oito mil peças compreendendo a história da pintura brasileira dos séculos 19 e 20. Entre elas estão, a Coleção Brasiliana e a Coleção Nemirovsky.

O prédio da Pinacoteca sempre reviveu momentos históricos e de suma importância para o Estado de São Paulo e também para o Brasil.
Antes de ser um dos maiores acervos culturais do país, a Pinacoteca já foi o Departamento de Ordem Política e Social (DOPs), onde até hoje guarda memórias das épocas de chumbo e sombria da Diatura Militar.

Eduardo Alvarado
Após esta fase cruel que o prédio da Pinacoteca viveu, após a Ditadura Militar, esse mesmo local foi sede da secretária da cultura de São Paulo e somente nos anos 90, reformulado e pronto para abrigar obras de renome internacional, a Pinacoteca do Estado se torna o maior acervo de museus paulistas e brasileiros.

As obras encontradas por lá são desde artistas consgradados, mostrando traços leves e finos com papel e grafite, passando por telas feitas com tinta óleo, obras homenagens e também fotos, documentos e afins, mostrando a evolução e consolidação da megalópole paulistana.






Um lugar em que a paciência para a apreciação das obras de artes deve ser primordial, pois cada sala visitada deve-se prestar atenção nos pequenos detalhes, porque a Pinacoteca é um lugar que mostra um pouco do ontem, com o hoje estando na mesma sintonia e sempre visando o amanhã.




Serviço:

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo/SP
Fone: (11) 3324-1000
Funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h. Bilheteria até 17h30.
Ingressos: R$6 e meia-entrada
Grátis aos sábados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...