28 de março de 2012

Nos Palcos da Vida #5

Ontem foi dia Nacional do Circo ... e claro que nós não poderíamos deixar de citar esse tão importante assunto por aqui ... mas afinal ... O QUE É O CIRCO??!!

Há mais ou menos 4000 anos as artes circenses já eram praticadas pelos chineses, gregos, egípcios e indianos, tomando sua forma como conhecemos hoje na época do Império Romano. No século VI a.C. foi inaugurado o Circus Maximus com capacidade para 150 mil pessoas, tendo como atração  principal as corridas de carruagens. Porém as atividades que acabaram desenvolvendo-se foram as lutas de gladiadores e apresentações de animais selvagens, engolidores de fogo e afins. No ano 40 a.C. o Circus Maximus foi destruído por um incêndio e substituído pelo Coliseu.

"Com o fim do império dos Césares e o início da era medieval, artistas populares passaram a improvisar suas apresentações em praças públicas, feiras e entradas de igrejas. "Nasciam assim as famílias de saltimbancos, que viajavam de cidade em cidade para apresentar seus números cômicos, de pirofagia, malabarismo, dança e teatro"".

Já o Circo Moderno surgiu na Inglaterra no século XVIII, com picadeiro circular e atrações que são apresentadas até hoje. E a partir daí muitos outros países começaram a copiar a ideia do Circo!!



No Brasil, o Circo chegou no século XIX, quando vieram da Europa as companhias circenses e tbm os ciganos. Hoje em dia existem inúmeros espetáculos, grupos e cursos circenses espalhados pelo mundo, e no Brasil não é diferente ... temos por exemplo o Circo Stankowich que foi trazido da Romênia na época da guerra pelo seu criador Pedro Stankowich e sua família, trazendo com eles outras famílias que se espalharam por vários Estados Brasileiros. Contando com 155 anos de existência, 6 gerações com muita dedicação, é a companhia mais antiga no país. 

"Para iluminar esta cidade viajante são necessários 10km de cabos de eletricidade com 500 quilowatts consumidos, aproximadamente 30 mil lâmpadas, projetores especiais para o picadeiro que possibilitam a realização de efeitos especiais computadorizados dos mais modernos que existem atualmente no meio artístico. O circo também usa um gerador de eletricidade de emergência com uma saída de 150 quilowatts de força. O sistema de som tem 5.000 watts totalmente digital. No transporte, o circo utiliza 23 carretas, 35 trailers-moradia dos artistas, 8 cavalos mecânicos (caminhões) que viajam por todas as estradas carregando cerca de 800 toneladas de equipamentos. Para acomodar tal estrutura é preciso um terreno de 30 mil m². A montagem do circo leva apenas 8 horas. A gigantesca lona é antichamas e resiste a ventanias e temporais, trabalham no Circo cerca de 155 pessoas, entre artistas e outros profissionais como administradores, publicitários, equipe de som e luz, técnicos, camareiros, motoristas, mecânicos, ajudantes e técnicos especializados para montagem. Com capacidade para 2000 pessoas que se acomodam com todo conforto e segurança, também possui uma bela praça de alimentação acarpetada e que oferece uma ampla variedade de produtos. O Circo Stankowitch realiza cerca de 500 shows e recebe anualmente mais de 130 mil pessoas."

E atualmente o Stankowitch está montado em SP, até 29 de Abril, na Radial Leste ao Lado do Metrô Tatuapé e tbm em São Bernardo do Campo, na Av. Senador Vergueiro ao Lado do Carrefour! 

Dias e Horários das Apresentações!!

Um outro grande exemplo e com certeza um dos maiores e mais vistos circos do mundo é o Cirque Du Soleil que "foi fundado em Quebec em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações. De 1990 a 2000, o Cirque expandiu rapidamente, passando de um show com 73 artistas em 1984, para mais de 3.500 empregados, em mais de 40 países, com 15 espetáculos apresentados simultaneamente e lucro anual estimado em US$ 600 milhões. O Cirque du Soleil tem sido descrito como um "circo moderno" cheio de histórias e performances estonteantes, os shows não utilizam animais. Há vários espetáculos rodando o mundo e outros fixos em cidades como Orlando e Las Vegas (EUA). Recruta artistas e números de circo de toda parte. O elenco é composto por artistas de mais de 40 nacionalidades. Os números sofrem influência do teatro mambembe, do próprio mundo circense, da ópera, do balé e do rock."

"O espetáculo começa através de um conceito criativo, geralmente com elementos de uma história central, aliada ao desenvolvimento do design do show e a seleção de um compositor para a música. Há contorcionismo, malabarismo, palhaços e trapezistas, todos com roupas coloridas e maquiagens. Demonstra traços medievais e barrocos. Os shows fazem uso de música ao vivo, a língua falada durante o espetáculo é o "Cirquish", um dialeto imaginário criado pela companhia. A trupe do circo é hoje membro da Calçada da Fama do Canadá. Suas performances disponibilizam-se em DVDs e CDs e estão sempre com espetáculos em toda parte do planeta."
A Companhia está em cartaz com o Espetáculo Varekai (que assisti em dvd e é fantástico!!!) em Recife, Salvador, Curitiba e Porto Alegre!! Pra dar um gostinho de como é bonito e perfeito esse espetáculo, assistam o vídeo e confiram a delicadeza por trás de cada gesto, como eles conseguem transformar cada movimento a partir de uma estória .... vale muito a pena conferir!!!

E para quem mora em SP (e ainda não conhece - como eu haha), existe o Centro de Memória do Circo, criado para preservar e divulgar a história do circo e sua importância em nosso País. Esse Centro fica na Av. São João, 473 na Galeria Olido no Centro de SP, com exposições, acervos e muitos outros serviços disponíveis ao público!!!

Ufa rs .... é muito vasto esse mundo circense ... poderíamos ficar aqui dias falando sobre isso e ainda descobriríamos muitas coisas novas e diferentes!! Mas como esse post foi somente para trazer um "conhecimento básico" e uma forma em criar a vontade de ir mais ao Circo dentro de vocês ... fico por aqui rsrs!!! Volto semana que vem com mais novidades!!

Mais Circos???!!




Fonte: Wikipédia e Wikipédia

Por @Ka_My.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...