17 de fevereiro de 2014

[Cantinho Literário] Acadêmia Sueca do Nobel de Literatura informa os candidatos para 2014


Acadêmia Sueca do Nobel de Literatura, informou nestas últimas semanas, que já tem 210 escritores concorrendo à premiação de 2014 e apenas 36 foram nomeados pela primeira vez. Que o anúncio do vencedor será no mês de outubro ainda deste ano.

A lista do ano passado contava com 195 candidatos, da qual saiu a vencedora do prêmio, a canadense Alice Munro, laureada pelo status de "mestre do conto contemporâneo". Porém o comitê do Nobel de Literatura terá cerca de dois meses para eliminar a metade do número de candidatos, que após passar por várias etapas serão reduzidos a cinco finalistas.

Deste grupo sairá o vencedor, que anualmente costuma ser anunciado no início do mês de outubro, assim como acontece com os demais prêmios de prestígio.

A Academia Sueca envia anualmente, em setembro, entre 600 e 700 cartas a pessoas e instituições qualificadas para indicar candidatos ao prêmio.

Saiba mais sobre o Prêmio Nobel de Literatura:

A premiação é concedida anualmente pela Academia Sueca desde 1901, que é considera normalmente o conjunto da obra de um autor vivo, sempre com um caráter fortemente político o que tem gerado polêmica pela falta de transparência no processo de escolha.

A divulgação do autor premiado é feita geralmente no início de outubro de cada ano. Até hoje apenas José Saramago foi laureado em 1998 como autor de
língua portuguesa.

A contista canadense Alice Munro, 82 anos, foi a vencedora do Nobel de Literatura de 2013 com um prêmio de 1,25 milhões de dólares.

Para conhecer os vencedores de todas as edições anteriores do Prêmio Nobel de Literatura, clique aqui.


Por Priscila Visconti (espero que ganhe uma mulher novamente)

Um comentário:

  1. Uma pena que o prêmio nobel de literatura vem tão tarde na carreira dos literários, diferente dos prêmios de física, química, entre outros...
    Mas ok, pelo menos ainda há espaço aos literários de plantão!
    \o/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...