14 de novembro de 2013

[Caixa de Som] Gabriel Gariba sincroniza música e exposição em uma mesma produção


A arte quando bem produzida traz só bem feitorias a humanidade, podendo ser música, artes plásticas, interpretação, fotografia, etc... Mas, quando une uma a outra, o resultado pode ser ainda melhor e um pouco diferenciado e inusitado também. E foi juntando design com música, que o e o curitibano e artista plástico, Gabriel Gariba lançou seus primeiros compilados musicais.

"Músicas que enfeitam a parede" é um projeto que une duas paixões de Gabriel, a música e as artes . Idealizando um sonho de concretizar a necessidade de registrar suas canções, porém dando uma nova cara ao bom e velho CD. 

Brincando com as artes gráficas, transformando o tradicional encarte em um quadro decorativo, apresentando que com boas ideias, a música e arte podem sim caminhar juntas, propagando uma nova cara  à cultura já existente.

E falando um pouco sobre sua obra, Gariba conversou com nossa embarcação contanto um pouco sobre esse projeto pouco insólito, muito divertido, que traz bem estar não apenas aos ouvidos, mas uma nova expressão a casa inteira.

Confira a entrevista abaixo:

OBC - De onde surgiu essa ideia de juntar música e artes em um único projeto? Por que mixar 2 artes em uma?

Gabriel Gariba - Surgiu da vontade de mostrar minhas canções. Já componho há alguns anos e queria mostrar  para as pessoas. Comercialmente eu trabalho com design, é meu ganha pão. Queria fazer algo que juntasse estas minhas duas atividades que sinto muito prazer em fazer e que, ao mesmo tempo, fosse um projeto com a minha cara.
  
OBC - As canções dos discos são todas compostas por você? Quais são suas principais influências musicais?

GG - As canções deste EP são minhas mesmo. Gosto de tanta gente que fica até meio complicado citar nomes. Gosto muito de ouvir Lenine, Jorge Drexler, Gilberto Gil, Siba, Jeneci, Paulinho Moska, Jorge Mautner, Lula Queiroga e por aí vai. Não sei ao certo quais são as influências, mas com certeza são sonoridades que passam pela minha cabeça no momento de compor uma melodia ou letra.  

OBC - E os quadros, como surge a ideia para anexar o disco àquela obra? Onde você se inspira para criar o quadro?

GG - Como não sou conhecido, queria criar algo que chamasse a atenção para minha música antes mesmo dela ser ouvida. Ou gerar uma determinada curiosidade para saber o que há naquele cd. Os quadros são inspirados nas músicas e vice-versa. Queria traduzir de alguma forma o que aquela música representa visualmente. 
  
OBC - Como você define essa mixagem de artes, já que nem todos os músicos têm ideias assim como as suas?

GG - Eu defini como “músicas que enfeitam paredes”, pois não consegui achar um nome de produto para elas, rs. Achei mais agradável e lúdico, assim como toda proposta musical. 
Às vezes vejo as pessoas postarem por ai como “quadros musicais”, quadros/cds e etc… Eu acho legal.
  
OBC - Como foi produzir o disco? E os quadros?

GG - Foi muito bom!  As músicas foram produzidas em home studio com músicos parceiros. Gosto muito deste conceito caseiro  ou  Lo-fi, como o pessoal diz por aí. Acho que hoje você consegue viabilizar ideias com baixo custo, a tecnologia tem ajudado bastante.
E ver sua ideia sair do papel é algo realmente gratificante, apesar do processo ser demorado, pois envolve pesquisa de materiais, como no caso dos quadros.

OBC - Você pretende lançar videoclipes destes discos? Há algo decorativo para os vídeos?

GG - Estou pensado bastante em lançar um clipe de uma das músicas. Estou vendo a possibilidade de realizá-lo. A ideia em princípio é colaborativa. Estou pensando ainda numa maneira de que as pessoas curtam a proposta e me ajudem, rs. 

OBC - Como é feita a comercialização das suas obras? Onde você vende e onde expõem as peças para ouvir e também para que as pessoas adquiram aos discos?

GG - Estou vendendo os quadros agora em parceria com a Caixa Filosofal. Antes eu mesmo estava fazendo todo processo, agora eles me ajudam nisso. Reformulei o modelo com eles também, está num formato maior e com um acabamento diferente, está bonitão. É possível comprar diretamente pelo site deles e eles entregam para todo Brasil.

Como ainda não tenho um ponto fixo para venda, estou expondo os quadros aqui em Curitiba, dentro da livraria Saraiva, no Café da Escada. Quem tiver interesse em conhecer, ele está localizado no Shopping Crystal, no centro da cidade. 


OBC - Shows, apresentações, performances, exposições..., há algo em programado em sua agenda? O que e quando?

GG - No momento estou apenas com a exposição. Como cuido de tudo, tive que aprender a me organizar com a venda dos quadros, o que me tomou tempo para o ensaios e tudo mais. Já estou organizando algumas músicas para apresentações. Ainda não tenho data marcada. Assim que tiver aviso a todos. Quem quiser saber mais informações pode acompanhar pela fanpage do projeto: facebook.com/musicasqueenfeitamparedes.

OBC - Quais são as expectativas futuras à sua carreira?

GG - São as melhores possíveis. Como senti uma receptividade ótima do pessoal, tanto em releases de sites, blogs e quanto a e-mails de pessoas de todo canto do mundo, quero mergulhar cada vez mais nesse universo. Quando fazemos algo com amor e ainda por cima as pessoas gostam,  o sentimento que vem a mente é de produzir mais e mais. 

Ouça algumas produções deste trabalho inovador e diferente idealizado e produzido por Gariba:

Por Patrícia Visconti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...