29 de outubro de 2013

[Cyber Cult] ENEM na era da tecnológica


No último fim de semana, nos dias 26 e 27 de outubro, aconteceu o ENEM, que que se tornou um dos principais vestibulares do país e é essencial para ingressar em várias universidades federais e concorrer a bolsas de estudo.

O ENEM vem atraindo polêmicas, desde 2009, quando vazaram gabaritos de algumas provas do concurso, mas mesmo assim, por mais que o governo invista em vigilância, treinamento de fiscais e esquemas de segurança, às vezes é difícil evitar que os candidatos burlem o sistema, já que atualmente, o ENEM está servindo de vestibulares, em grandes universidades do Brasil, como a Federal da Bahia, que já aderiu a prova como vestibular para ingressar no ensino superior acadêmico.

Atualmente ao entrar na sala, o candidato deve desligar o celular e depositá-lo em um envelope lacrada, mas mesmo assim, ao menos 21 candidatos conseguiram fotografar suas provas e postá-las em redes sociais. O Ministério da Educação os identificou e desclassificou.

As novas tecnologias devem dificultar ainda mais a proteção da prova, como o 'Google Glass', por exemplo, caso se popularize, é um gadget que pode entrar despercebido na sala, mas o fato é que por mais que o governo se esforce, não será sempre possível, com recursos analógicos, blindar uma prova da influência tecnológica e também vale questionarmos até que ponto esta batalha se justifica.

Mas tem um porém, aqui no Brasil não é plausível fazer uma prova como o ENEM em um computador, pois não seria justo com muitas pessoas que têm pouca ou nenhuma intimidade com tecnologia. 

Mas e nos próximos 20 anos?  Como serão essas provas? Está mais do que na hora de discutir e procurar novos modelos que se adaptem à realidade digital, em que um dia apenas se utilizará de teclas, se é que um dia a tecnologia irá substituir o lápis e a caneta, já que esses métodos tradicionais da escrita, fazem parte da vida de todos, já que o modo tradicional de escrever, não precisa carregar em nenhuma tomada, pois é totalmente manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...