29 de agosto de 2013

[Caixa de Som] Da "vitrolinha" de brinquedo às pick ups de mixagem


Ultimamente andamos divulgando bastante eventos musicais, mostrando release de novas bandas ou cantores, mas pouco falamos dos DJs, que na cena musical atualmente é importante quão qualquer outro artista que faz música, e também quer apresentar seu trabalho à sociedade.

Afinal, o DJ não é apenas aquele que troca a música na balada ou arranhando os vinis nos shows dos outros músicos.

Um DJ também é um artista, aquele que seleciona e roda as mais diferentes composições,previamente gravadas para um determinado público, trabalhando e apresentando um conteúdo novo, diversificando seu trabalho, sendo na rádio (FM), pistas de dança, clubes e boates.

Atualmente, diante diversos fatores envolvidos, entre eles público alvo, lista de canções, o meio e o desenvolvimento da manipulação do som, há diferentes tipos de DJs, sendo que nem todos usam na verdade discos, alguns podem tocar com CDs, outros com laptop (emulando com softwares), entre outros meios.

Por isso, entre tantos DJs que há em todo o Brasil e no mundo querendo mostrar seu trabalho, nós conversamos com o DJ Heisen Berg, que nos contou como começou sua paixão pelo mixagem, remix, pick ups, suas influências, anseios e desejos da sua carreira.

Confira abaixo a entrevista que o DJ concedeu aos navegantes do O Barquinho Cultural:

OBC Há quanto tempo você é DJ?

DJ Heisen Berg Como todos, comecei ouvindo uns vinis das antigas, tinha uma "vitrolinha" que minha mãe me deu de presente a dez mil anos atrás(rsrs); por eu sempre gostar de música, eu sempre preferia ficar ouvindo-as por horas, trocava muitas vezes por uma brincadeira qualquer com meus colegas de infância; mas foi em fevereiro de 1991, que tudo começou de forma coordenada.

OBC Quando surgiu essa ânsia de que você queria ser um DJ? 

DJ Heisen Berg Como já disse, sempre tive o desejo de lidar com música na infância e em fevereiro de 1991, através de um curso, o start foi dado, e era uma loucura, pois esperava a semana inteira voando para chegar o sábado, e ter mais um dia de "aula", era uma época muito bacana, muito romântica para quem gostava de música, vinil, toca-discos, etc...

OBC Quais são suas principais influências musicais? Por quê? 
                                   
DJ Heisen Berg Com relação a influências, poderia citar Moby, ele faz um trabalho fantástico (ele mescla diversos estilos num mesmo álbum ou show, e tudo soa perfeitamente alinhado ), Lighthouse Family (voz agradável aos ouvidos, arranjos simples e harmonia perfeita), Pet Shop Boys (músicas com arranjos sofisticados e letras algumas vezes densas demais para alguns, todavia, são o maior grupo de música eletrônica de todos os tempos ), fora esses poderia citar: Frank Knuckles, Carl Cox, Morcheeba, MPeople, Seal, Paul Van Dyk; mais eclético que isso eu não sei!!!

OBC Quais são suas inspirações no nicho de DJ? Por quê?  
                                         
DJ Heisen Berg Me inspiro em alguns djs das antigas, pois os atuais não tem muito oque me inspirar, curto muito o Memê (o cara já nasceu top, em atitude, respeito aos outros, além ser um super dj!), Mau Mau 
(verdadeiro Rei do Techno nacional, está na estrada faz tempo e nunca deixou cair sua qualidade profissional), da safra nova, tem um dj de Fortaleza chamado Claudio Ferraz, que faz um trabalho interessante por lá ( ele joga nas onze posições, produz, toca, divulga suas baladas e é um cara super carismático) e é lógico, não poderia deixar a "velha guarda" de lado, Frank Knucles (cara é um dos pais da House-music, ajudou a criar, tocar e difundir o estilo pelo mundo afora, tornou muita gente conhecida com seus remix).

OBC Você acredita que depois deste ápice dos DJs concretizaram sua carreira fazendo parcerias com artistas pop, a carreira está mais valorizada no mercado? Por quê?        
                                                                           
DJ Heisen Berg Depende! Depende da oportunidade, as vezes existe um excelente dj lá no sertão nordestino (uso o sertão como referência à distância e não a qualidade de seus djs), fera em fazer remixes, todavia, aqui no grande centro, eixo Rio-São Paulo, se ele não tiver alguém que o apresente e divulgue, ele será apenas mais uma pérola no fundo do oceano, seu cachê continuará baixo, ele continuará desconhecido e nada  mudará, o que deu esse "up", foi o fato que muitos filhos de produtores musicais, namorados(as), etc, começaram a tocar como djs e essas influências fizeram algumas coisas acontecerem.

OBC Pretende lançar algo em breve? O quê? Quando?     
                                               
DJ Heisen Berg Yes! Estou preparando agora em estúdio, uma versão do discurso de Martin Luther King "I Have a Dream", eu já estava com essa ideia na mente e você sabe que esse ano comemora-se cinquenta anos desse discurso que inspirou milhões de pessoas mundo afora, acredito que essa semana ainda estará pronto, eu te mando em primeira mão ok!!!

OBC A profissão de DJ foi regulamentada a pouco tempo, ainda há preconceito em relação à carreira?    
                                                                            
DJ Heisen Berg Antigamente dizia-se que não era profissão, que era coisa de vagabundo (eu mesmo fiz o curso sem meu pai saber), hoje com tantas "celebridades" e "djs", as coisas deram uma certa virada de mesa, mas ainda há muito que se fazer, pois há uma grande quantidade de garotos tocando e se o cara não for famoso, o pessoal dos clubes não quer pagar um cachê decente, porque no fundo eles não acreditam que ser dj, é uma profissão e sim um "bico" de final de semana!


OBC O que você acha de "artistas momentâneos" atacarem as pick-ups dando uma de DJ, apenas por hobby? Isso gera uma banalização a profissão?              
                                                                                                        
DJ Heisen Berg Agora você chegou no ponto, há um tempo atrás eu vi um vídeo, de um dj dizendo que as "celebridades", ganham um cachê alto, porque levam muita gente às boites, eis a questão: Você faz curso, ensaia, ensaia, compra equipamento (que custa caríssimo no Brasil, devido aos impostos), faz de tudo para manter-se conectado ao mundo real da música e na esmagadora maioria das vezes não é reconhecido, aí vem a dita "celebridade" (palavra que está banalizada de uns anos para cá), com seu pendrive de set mixado, fingindo tocar (não são todos, só 99%), faz caras e bocas, tira fotos, bebe pra caramba e sai da boite com status de top dj! Se isso não for banalizar, eu não sei o que é!

OBC Onde você toca ultimamente?    
                                                                       
DJ Heisen Berg Na verdade estou concentrado na gravação de meu trabalho, mas também estou com meus parceiros do grupo Dinastia Gospel ( rap gospel, eu disse que sou eclético! rsrsrs ), ultimamente estou tocando em eventos de hip-hop com meu parceiro das horas difíceis, DJ Adriano Gotardi, junto a uma ONG aqui em Americana e região.


OBC Shows, apresentações, performances, parcerias... Há alguma a apresentação agendada?

DJ Heisen Berg Bom, nesse sábado (31-08), estarei num evento que engloba hip-hop, grafite, batalhas de MCs e Skate, estarei tocando lá e tocarei em primeira mão a versão que fiz de "I Have a Dream" ao vivo e na madrugada estarei em Campinas. Dia 07-09 estarei em Campinas novamente, 14-09 em Rio Claro num fetival de hip-hop, dia 21-09 (meu aniversário ) em Diadema; a lista vai longe (rsrsrs), mas se alguém me quiser em sua festa, é só entrar em contato:  

E-mail: nayrarec@gmail.com       
Telefone: (19) 98919-5952
Blog: djheisenberg.blogspot.com

Confira o videoclipe da primeira música de trabalho de Zhoë! (DJ Heisen Berg), com a particpação do cantor Rodrigo Costa no vocal e produção feita por Jhésus Brito, no estúdio A3, em Americana-SP.

"Um abraço e muito obrigado, e quero dizer à você que está começando, que não desista, mesmo que seja difícil, persista, se esse for realmente sua vocação, você irá longe"! DJ Heisen Berg

Assista abaixo o vídeo qual o DJ Heisen Berg se apresenta e conta um pouco sobre o início de sua carreira:

Por Patrícia Visconti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...