1 de julho de 2013

[Cantinho Literário] FLIP 2013 - A balada mais literária do Brasil


Salve salve galerinha literária, hoje é dia de literatura aqui em nossa embarcação e por isso que nós iremos entrar fundo nesta e se aprofundar cada vez mais neste mundo fantástico e mágico.

Esta semana o mundo literário está em festa, afinal quarta-feira (3), começa a Flip 2013 (Festa Literária Internacional de Paraty) e por isso Cantinho da Literatura desta semana é dedicado a este evento que junto poetas, escritores, jornalistas e amantes da literatura de todo o mundo se encontra em um único lugar, na cidade histórica de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. 

Pois basta andar pelas ruas da cidade que pode se encontra desde o mais velho escritor, até o mais jovem poeta, mas sempre mostrando e unindo o amor e vocação pela literatura.

A FLIP é considerada um dos principais festivais literários do Brasil e da América do Sul, seu financiamento é assegurado por um sistema hierarquizado de patrocinadores e é conduzido pela organização sem fins lucrativos Associação Casa Azul. 

Além de palestras também são realizadas discussões, oficinas literárias e eventos paralelos para crianças (Flipinha) e jovens(Flipzona). O sucesso mundial desde seu ano de fundação se deve principalmente ao envolvimento e participação ativa de autores de vários países reconhecidos internacionalmente.

O festival foi idealizado pela editora inglesa Liz Calder, da Bloomsbury, que morou no Brasil e agenciou diversos autores brasileiros, tomando como modelo o festival literário de Hay-on-Wye, no Reino Unido2 . O festival é associado com outros semelhantes, tais como o Festival Internacional de Autores, em Toronto, Canadá, e o Festivaletteratura Mantova na Itália, para mostrar a interculturalidade na literatura.

A cada ano a FLIP homenageia um escritor da literatura brasileira e este ano será o escritor alagoano, Graciliano Ramos, mas veja abaixo, outros autores que já também recebeu homenagem na FLiP.

2003 - Vinicius de Moraes
2004 - Guimarães Rosa
2005 - Clarice Lispector
2006 - Jorge Amado
2007 - Nelson Rodrigues
2008 - Machado de Assis
2009 - Manuel Bandeira
2010 - Gilberto Freyre
2011 - Oswald de Andrade
2012 - Carlos Drummond de Andrade
2013 - Graciliano Ramos

Serviços
FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty
Dias: 3 a 7 julho/2013
Local: Cidade Histórica de Paraty

Mais informações:

Isso ai tripulação até semana que vem, com mais Cantinho Literário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...