5 de junho de 2013

[Total Flex] Trabalho que dignifica, educação que constrói



7h30. Uma manhã de 1944. Aos 13 anos, Curt Salai chega à casa da proprietária do restaurante. Além de recolher lenha para a cozinha, encher os tambores com água e cuidar da criação, sua função é a de acompanhar dona Tereza Gobbi até o empreendimento, ao lado da estação ferroviária de Marcílio Dias, em Canoinhas-SC. Em uma das mãos, a senhora com mais de 80 anos leva uma bengala. Na outra mão, uma sacola que, à noite, voltaria com o dinheiro das vendas.

O restaurante oferece almoço e janta para os viajantes do trem. Em alguns dias, cerca de cem almoços são servidos. Ao final do expediente, já à noite, o menino Curt e a senhora do restaurante voltam para a casa dela. A sacola, antes vazia, volta com caixas de charuto cheias de dinheiro. A casa fica perto. Eles passam por uma trilha, onde há um banco para que Tereza sente e descanse um pouco. Acima do peso, com a bengala e com a sacola cheia de dinheiro, ela cansa mais rápido. Tudo escuro. Não há luz.
Depois de alguns minutos, os dois continuam pelo caminho até a casa. Entram pelos fundos. Enquanto dona Tereza se senta à grande mesa e esparrama o dinheiro para a contagem, Curt acende o fogo, traz um balde com água, enche a chaleira e prepara a banheira. Inúmeras vezes, Curt vê a proprietária do restaurante separando o dinheiro das contas em pacotes, para pagar no dia seguinte. Inúmeras vezes, o menino volta ao restaurante – para acompanhar as funcionárias depois de lavarem a louça – e deixa a porta aberta. Não há preocupações, mesmo que todos saibam que dona Tereza tem bastante dinheiro consigo.

LEMBRANÇAS
15 horas. Segunda-feira, 13 de maio de 2013. Curt Salai não tem a mesma disposição de quando era menino. Das pessoas com quem convivia na época do restaurante da dona Tereza, poucos ainda vivem. A voz puxada, forte, carregada, devolve aos ares da casa, em Marcílio Dias, as lembranças de tempos bons. Tempos de luta e trabalho, mas muito bons.
Depois de trabalhar com a proprietária do restaurante, Curt foi chamado para trabalhar em uma fábrica de tacos, da firma Wiegando Olsen S/A. Aos 14 anos, ele foi contratado no novo emprego com o salário mínimo, que era 200 cruzeiros. Bem melhor, já que com Tereza ele ganhava apenas 60 cruzeiros. “Do primeiro cruzeiro, que começou a circular em 1942”, recorda com tamanha segurança no que fala. A proprietária do restaurante era muito boa, mas não podia negar um salário melhor e se despediu dela.
Quando tinha 19 anos, Curt precisou sair da empresa para servir ao Exército Brasileiro. Foi encaminhado para o Rio de Janeiro, em janeiro de 1950. Rapaz do interior, viveria uma das melhores experiências de sua vida. Era o ano da Copa do Mundo. Rio de Janeiro seria um dos palcos dos jogos. Na 1ª Companhia de Polícia do Exército, Curt não assistiu aos jogos como espectador, mas trabalhou como guarda. “Você não imagina o que enfrentamos com aquele povo todo.”
Quando retornou a Canoinhas, Curt trabalhou em algumas empresas da região. Aos 82 anos, a lembrança de como começou a trabalhar em cada lugar ainda é muito viva. Mas a preocupação na educação dos filhos chama a atenção. Quando a filha mais velha precisava continuar os estudos, Curt buscou condições para isso. E, assim, com os outros três filhos. Ele não quis colocá-los para trabalhar na cerâmica em que se aposentou – depois de 29 anos de trabalho – porque entendeu que a escola era o melhor caminho para que construíssem um bom futuro.
Curt Salai ainda guarda muita história que, segundo ele, poderia preencher um jornal por três meses. História de luta, trabalho, educação e respeito que se estende pelos seus 82 anos.

6 comentários:

  1. Uma história de vida marcada pelo trabalho e pela dedicação a família ... Lindo... Meu PAI...
    Agradecimentos ao jornalista Fábio Rodrigues pela belíssima reportagem e ao BLOG por mais esta divulgação.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bela história mesmo... Obrigada ao Fabinho por voltar a ingressar à nossa tripulação!
      ;)

      Excluir
    2. Obrigado, Marcia, pelas belas palavras! E ao OBC, por me deixar retornar! =)

      Excluir
  2. texto e história maravilhosos!!! parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela interação! A história realmente é incrível... e é tanta coisa que nem coube nesse espaço.

      Excluir
    2. Então para a próxima semana, convidamos vc a contar mais histórias incríveis como deste senhor!
      ;)

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...