1 de abril de 2013

Cantinho Literário entrevista o escritor Sylvio Panza


A páscoa passou, o carnaval já ficou para trás e hoje estreia a primeira entrevista de 2013 aqui n'O Barquinho Cultural, com uma literatura totalmente para o público infantil, já que neste mês se celebra o dia da literatura infantil no dia 18 de abril.

Não pense que só terá esta entrevista, para comemorar o dia da literatura infantil, nós estamos com diversas ideias para toda tripulação do OBC, afinal, queremos o melhor para todos e por isso que tentamos resgatar tudo que existe de bom no mundo cultural.

Mas sem mais delongas, fiquem com a entrevista do escritor infantil, Sylvio Panza, que foi bastante atencioso em aceitar a responder algumas 'perguntinhas' sobre o mundo mágico da literatura infanto-juvenil.

So let's go to children's literature...




1. O que é arte literária para você?
A arte literária vai além de colocar ideias no papel. É um ato de passar e formar pensamentos.
E isso é uma grande responsabilidade, pois o livro depois de editado segue por caminhos que o autor não tem mais controle. Vejam que, mesmo quando o escritor morre a sua obra continua contando o que ele escreveu. Na literatura infantil, na qual atuo, esta responsabilidade é ainda maior, pois as crianças têm o impulso natural de achar que o que está escrito nos livros é inquestionável.

2. Qual seu estilo literário favorito?
Sem dúvidas, a literatura infantil. Gosto muito também de ficção.

3. Por quê escrever para o público infanto-juvenil?
No meu caso aconteceu de ser uma linguagem natural em minha escrita.
Mesmo quando escrevo para adultos e adolescentes tenho que me policiar para que o texto não fique muito lúdico e pedagógico, pois cada faixa etária tem seus gostos e interesses característicos. Também tenho um forte empatia com as crianças e o seu universo, o que facilita na criação de histórias infantis. 

4. Você acredita que incentiva os jovens a se interessarem por literatura, através de seus projetos, ideias, e seus livros? 
Percebo que sim, ao ouvir os comentários das crianças, dos educadores e dos pais nas escolas que visito.
Isto é muito gratificante e fico bastante atento aos resultados destes meus trabalhos, pois o objetivo principal é exatamente o de estimular o gosto pela leitura.

5. Qual seu livro favorito?
Em função da minha profissão eu leio muitos livros, tanto para "abastecer" meu cérebro com ideias, quanto em pesquisas enquanto estou escrevendo um livro. Por conta disto não tenho um livro específico para citar como favorito. Um livro é bom quando marca a sua vida de alguma maneira, pela emoção ou pelo aprendizado.

6. Qual seu autor favorito?
Meu primeiro autor favorito foi Monteiro Lobato, que pude ler muito quando era criança, ao
ganhar uma coleção muito bonita com seus livros. De lá para cá são muitos os escritores que passei a admirar.
Para citar os que estou apreciando com mais atenção atualmente vou destacar o Mia Couto (escritor africano) e o sempre genial Veríssimo. 

7. Uma música que te faz inspirar, na hora que você está escrevendo?
Na verdade quando estou escrevendo eu prefiro o silêncio. Desligo o som e a tv.
O que me ajuda a inspirar são os sons da natureza: o canto dos pássaros, o vento, etc.

8. Promova-se... Conte-nos um pouco de sua ideias, projetos, livros, de sua vida literária e onde podemos encontrar suas obras?
Tenho me dedicado às visitas e palestras nas escolas, para falar sobre o processo de criação literária e para que as crianças possam conhecer um escritor pessoalmente.
No meu site ( www.futurosleitores.com.br ) tem um pouco sobre o meu trabalho, minha bibliografia e outras informações. 


9. Deixe um depoimento para os leitores e seguidores do site e também uma frase que te traz inspiração para sua vida...
Há quinze anos, quando o meu primeiro livro ainda estava para ser publicado, o editor me perguntou se eu já havia feito a revisão conceitual do meu texto. Como eu não tinha a mínima ideia do que era esta revisão, ele me ensinou algo que tem sido útil até os dias de hoje, não apenas no universo literário: revisão conceitual é a avaliação do quanto se está sendo útil, dos possíveis efeitos, enfim,  do impacto que será gerado com o que se está fazendo.  Não vou deixar uma frase, mas uma ideia, a da revisão conceitual em nossas vidas.     


10. Deixe seus contatos, para que os leitores do site, possa conhecer mais suas obras...
Quero agradecer a atenção dada à literatura e mandar um grande abraço à todos.

Meus contatos são:
Mídias Sociais: Facebook | Twitter 
Fone: (11) 96767-0658

Por: Priscila Visconti (trazendo o melhor da literatura para toda tripulação d'O Barquinho Cultural)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...