27 de março de 2013

[TOTAL FLEX] SEMANA SANTA


A Semana Santa é considerada pelos católicos um período de reflexão sobre a paixão e morte de Jesus Cristo. Segundo o cristianismo estamos nos aproximando da Páscoa do Senhor que vem após a celebração da paixão e morte de Cristo.

A Semana considerada Santa se inicia no domingo que antecede a Páscoa, o chamado Domingo de Ramos, onde os cristãos católicos fazem uma celebração com ramos de oliveira recordando a entrada de Jesus em Jerusalém. Outros momentos marcantes da semana Santa é a terça-feira Santa onde ocorrem procissões pelo Brasil inteiro, geralmente são procissões vindas de dois pontos da cidade, de um lado os fieis acompanham a imagem de Jesus Cristo e do outro lado à imagem de Maria representada por Nossa Senhora das Dores, as duas procissões se encontram em um determinado ponto da cidade e é chamada procissão do Encontro onde Maria encontra se com seu filho que caminha com a cruz rumo ao calvário. A quinta- feira Santa é também um dia marcante para os cristãos, pois celebra o dia em que Jesus institui o Sacramento da Eucaristia, em que segundo os relatos Bíblicos Jesus ao se reunir com seus apóstolos na Santa Ceia se doa em corpo e sangue para a humanidade, o Cristo utiliza na Santa Ceia o pão para a representação do seu corpo e o vinho para representar o sangue e até os tempos atuais os católicos celebram este momento em memória de Jesus Cristo, a quinta-feira Santa é a última noite de Jesus, antecede a sua paixão e morte que acontece na Sexta-feira Santa, na sexta- feira não acontecem as típicas celebrações as chamadas “missas”, ocorre apenas um momento de reflexão as 15h onde é recordado o momento do calvário do Cristo até a crucificação, neste dia também os católicos em jejum não se alimentam de carne vermelha.

No sábado de aleluia a igreja volta em festa celebrando a vida, se alegram por que o Cristo esta vivo. A celebração é cheia de cânticos, e geralmente se inicia no escuro e o padre celebrante adentra se ao templo segurando Círio Pascal, que é uma vela acesa que representa que Jesus Cristo vive. No Domingo de Páscoa a igreja volta a se alegrar porque Jesus Cristo vive e as famílias geralmente se reúnem para almoçarem, trocarem chocolates e voltam a se alimentar de carne, alimento que ficou bem restito devido aos jejuns feitos nos 40 dias do período da Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...