4 de março de 2013

[Cantinho Literário] A vida de John Lennon escrita por Philip Norman


Bom... Hoje até teríamos uma matéria legal, porém as forças do mal, ajudaram com que eu perdesse a pauta, pois não lembro onde salvei, mas já estou providenciando umas matérias bem legais e também umas entrevistas, para dar 'upgrade', aqui no nosso Cantinho Literário e também em toda a nossa embarcação d' O Barquinho Cultural.

Semana que vem, estou vendo bolando uma matéria bem legal, que não só crianças e adolescentes, mas todo mundo vai curtir. Que é sobre o mundo fantástico da literatura infanto-juvenil, que afinal, todo mundo pode aprender e sonhar, com livros infantis, pois na literatura, não há livros restritos para terminada faixa-etária, porque ler, não delimita nada, pelo contrário, só enriquece e enobrece a mente, alma e ajuda a deixar à todos mais criativos, emocionais e racionais.

Mas nesta semana, como não tem pauta, vou dar uma dica, que vi em um grupo do Facebook, criado pelo professor universitário, artista visual e escritor, Antonio Luceni, que acabou de ler a biografia de John Lennon e compartilhou à todos que estão no grupo. 

E para não deixar apenas por lá no grupo, quis compartilhar por aqui em nosso barco, pois John Lennon, não foi só um músico, ele foi muito além disso, ele também não foi um santo, mas também, não era o demônio, que azucrinava a vida de todos, ele foi uma pessoa que soube valorizar tudo e todos deste mundo.

Por isso que o livro do ex-Beatles, está aqui, pois ele fez a diferença no mundo, apesar da morte trágica e estupida que ele teve.

Fiquem abaixo com uma sinopse do livro e veja um pouco sobre o ponto de vista do autor e fã dos Beatles, Philip Norman.


"Entre as muitas revelações contidas nesta nova biografia de John Lennon, talvez a mais inocente seja a de que, ao contrário do que se acreditava até hoje, não foi a tia, Mimi, mas sua mãe, Julia, quem lhe deu a primeira guitarra. Bem menos inocente é a identificação correta da verdadeira musa de “Norwegian Wood”, canção dos Beatles que relatava um evidente caso extraconjugal do líder da banda.

Mas nem uma coisa nem outra dá a tônica à cuidadosa pesquisa realizada por Philip Norman ao longo de três anos. Longe de contentar-se com curiosidades ou mexericos, John Lennon: a vida é o relato biográfico mais completo já escrito sobre uma das personalidades mais fascinantes da segunda metade do século xx: John Winston Lennon, nascido em 9 de outubro de 1940 e tragicamente morto a tiros em 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em Nova York.

Com acesso a documentos inéditos e testemunhos diretos de Yoko Ono, Sean Lennon e Paul McCartney, entre outros, Norman começa por descrever em detalhes a infância e a adolescência do ex-Beatle, e logo traz à tona episódios e personagens cruciais para o entendimento de uma figura tão unanimemente admirada quanto controvertida. O pai, Freddie Lennon, é uma delas, e seu lado da história ganha aqui, pela primeira vez, um relato pormenorizado. Não menos surpreendentes são os episódios jamais divulgados da vida do ex-Beatle, como a surra feroz e injustificada que, ainda em Hamburgo, Lennon teria dado em Stu Sutcliffe, mais tarde apontada como possível causa da morte prematura do amigo, em 1962.

Stu e Julia, Lennon admitiria mais tarde, foram as grandes perdas de uma existência marcada em igual medida pela genialidade e pela insegurança. Na outra ponta, Yoko Ono dá testemunho sincero e único dos quase quinze anos de vida a dois, e um comovente depoimento de Sean Lennon encerra o livro. Se, como mostra Philip Norman, John carregou por toda a vida a mágoa de não ter podido conviver mais tempo com a mãe, Julia, Sean não teve melhor sorte: tinha cinco anos quando o pai foi assassinado — uma das trágicas coincidências de uma biografia tão rica quanto conturbada, apresentada aqui num texto cristalino, que alia rigor de pesquisa a qualidade literária."



John Lennon - A Vida

Autor: Norman, Philip
Editora: Companhia das Letras
Categoria: Literatura Estrangeira / 
Biografias e Memórias



Bom pessoal, desculpa pela minha bagunça de ter perdido a pauta desta semana, mas espero que tenham gostado desta dica literária, que compartilhei à vocês, mas semana que vem, aguardem, pois a matéria sobre a literatura infanto-juvenil, vai sair, porque dessa vez não vou perder pauta alguma. Pois eu já salvei e anotei ainda, porque nada vai me impedir de passar todas as formas, jeitos e trejeitos, desta literária.

Boa semana e até segunda-feira com mais Cantinho Literário aqui na embarcação mais agitada de toda WEB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...