22 de março de 2013

[Cabine da Pipoca] Quadro a quadro, dando vida ao movimento


Hoje não vamos indicar filmes, nem falar de gêneros cinematográficos que marcaram épocas, mas sim de um estilo na forma de fazer filme, sem ser em película ou digital.

A pauta de hoje é bem simples, mas ao mesmo tempo bem trabalhosa, já que iremos falar sobre Stop Motion.

Por acaso vocês sabem o que e como se faz isso? Pois bem, iremos te explicar agorinha mesmo, portanto, peguem as pipocas e se segurem frente ao PC, pois a Cabine da Pipoca está montada.

Sabe quando você vê aquelas animações feitas através de fotogramas, massinha de modelar ou utilizando-se de mecanismos articuláveis, como bonecos ou aparatos para captar movimentos humanos se utilizando por câmeras de filmar ou fotografar, até mesmo através de software de computadores.

Basicamente, Stop Motion é a técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias em diferente posições do mesmo objeto inanimado, simulando assim o seu movimento, ou seja, o efeito de parar, mexer, fotografar e mudar o passo na hora da filmagem. Um filme produzido segundo a segundo, movimento por movimento, quadro a quadro, dando a ideia de movimento.

A história do Stop Motion remete-se a um mágico e ilusionista francês, George Mélies, que viu através dessa arte uma ótima maneira para dar sequência à seus truques de mágica que encantavam a todos. Então, a partir de experimentos Mélies iniciou sua carreira cinematográfica com o filme "Viagem à Lua", de 1902, onde ele captava a chegada do homem à Lua, partindo dessa técnica.

Depois dai, no decorrer do século XX a técnica foi se aprimorando e ganhando outras formas, vindo de diversos diretores de cinema, e por durante muitos anos essa foi a base para efeitos especiais em filmes de robôs e monstros, já que a tecnologia no início do século era bem inferior a que temos hoje, onde se é capaz de criar uma imagem a partir de um computador.

O cinema também se utiliza muito desses efeitos, e com certeza você assistir algum longa produzido por esse recurso, já que alguns filmes emplacaram bilheteria e foram até ao Oscar. Entre eles alguns exemplos estão, O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick, A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, A Festa do Monstro Maluco (1967) e Frankenweenie (2012), mas pode ser um longa caseiro, nem tão glamouroso quão as grandes produções das companhias cinematográficas, como a Disney.

Outras companhias que se utiliza bastante desse recurso são as produtoras de filmes publicitários e também, produtores de videoclipe. Já que este é um método relativamente barato e você só precisa de uma câmera para registrar e muitas ideias na cabeça.

Confira esse filme Her Morning Elegance, produzido por Oren Lavie, de 2009:

Por: Patrícia Visconti

Um comentário:

  1. Oi!
    Stop motion é uma técnica bem legal mesmo, mas dá um trabalhinho, né? rsrs
    Acho super legal a ideia e como foi evoluindo com o passar do tempo. Imagina como o Méliès conseguiu fazer naquela época. Já vi alguns filmes dele e realmente são bem legais.
    Adorei esse filminho que você colocou. Nossa! Que trabalho! rsrs

    Beijos,
    Gabi Lima
    http://livrofilmeecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...