21 de janeiro de 2013

[Cantinho Literário] Sampa e a arte da literatura


Nesta semana a maior metrópole do Brasil, a cidade de São Paulo, completa 459 anos e é claro que nós d'O Barquinho Cultural não poderemos ficar fora desta festa, afinal a grande maioria da equipe do site são paulistanos convictos e orgulhosos por ter nascido nesta cidade que abriga todos os tipos de povos do mundo todo.
Por isso nós do Cantinho Literário, queremos parabenizar a cidade de São Paulo, com muita literatura, afinal basta andarmos pelas ruas e avenidas da capital que veremos diversos poetas, escritores e interpretes da arte literária.

Um lugar que representa a literatura na cidade é a Casa das Rosas, além de situar em uma das principais avenidas de São Paulo, a avenida Paulista, e onde diversos poetas, escritores e artistas da literatura apresentam seus projetos, pois a casa apóia, promove e divulga diversos novos projetos todos os dias, afinal em todos os cantos da cidade, das zonas norte a sul, da leste a oeste e passando pelo centrão, onde há vários novos poetas espalhados pela cidade, pois todos mundo tem um pouco de poeta dentro de si, basta exploramos e cultivarmos este lado.

Confira abaixo uma breve história da casa mais literária de São Paulo, a Casa das Rosas:

"Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura


A Casa das Rosas é um imóvel localizado na Avenida Paulista em São Paulo, localizado no número 37 da Avenida Paulista (no Paraíso), o casarão foi projetado pelo escritório de Francisco de Paula Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte, tendo a construção terminada em 1935. A casa abrigaria a residência de uma de  suas filhas, Lúcia Azevedo Dias de Castro, casada com Ernesto Dias de Castro. O imóvel foi habitado até 1986, quando sofreu desapropriação pelo governo do estado de São Paulo.

Em 1991 foi então inaugurado um espaço cultural batizado de "Casa das Rosas". Recebeu esse nome pois possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas da cidade. 

A partir de 2004, a Casa se tornou o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e passou a ser administrada pelo professor e poeta Frederico Barbosa.

A Casa recebeu a doação do acervo completo de livros e também alguns objetos pessoais do poeta Haroldo de Campos. Esse material está sendo classificado e catalogado para ficar disponível ao público. O espaço ainda oferece eventos culturais, diversos cursos e exposições periódicas, relacionadas à literatura.

A Casa abriga também a primeira biblioteca do país especializada em poesia e também uma livraria da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que comercializa apenas livros de editoras universitárias."

Isso ai pessoal... Aproveitem e se divirtam bastante esta semana aqui no site, pois a festa de aniversário de Sampa só está começando, porque ainda há diversas novidades que irão rolar no esquenta da comemoração dos 459 anos de São Paulo, a maior e melhor cidade do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...