25 de janeiro de 2013

Cabine da Pipoca

Foto: Leo Cavallini
São Paulo completa 459 anos, com seus arranha-céus, trânsito caótico, corre-corre, e beleza que somente os apaixonados por essa grande metrópole tem a passar e propagar para todo o Brasil, e o mundo também.

E para celebrar essa data tão especial à cidade, listamos algumas longa-metragens que tiveram a capital paulista como cenário. Ok, São Paulo pode não ter a beleza tropical do Rio de Janeiro, ou alguma cidade litorânea do nordeste, mas tem seu charme, com seu cinza dos prédios e o verde dos parques, além é claro, mostrar cantinhos únicos, de periferias despercebidas pelas pessoas e lugares que somente os paulistanos conhecem como eles são.

Da zona leste a zona sul, do centro a zona norte, cada lugar com sua beleza e seu toque, mostrando quão São Paulo é especial, não apenas para o Brasil, mas por todo o mundo.

Se liga na listagem abaixo:

  • Nome Próprio
Nome Próprio é um filme sobre transbordamento. Sobre as paixões de Camila
e seu esforço para bancá-las. Sobre uma personagem feminina que encara seus
excessos e retira disso a força que necessita para existir.




  • Nossa Vida não Cabe Num Opala 
O patriarca de uma família paulistana de classe media baixa morre, mas passa a dar conselhos aos quatro filhos através de algumas aparições. Monk, o primogênito, assumiu os negócios da família, pois sempre viveu a sombra do pai como ladrão de carros. Lupa também é ladrão de carros e se incomoda por ser preterido nas decisões mais importantes da casa. Magali é uma tímida e virtuosa instrumentista, que se contenta em dedilhar músicas bregas no órgão elétrico de uma churrascaria rodízio do bairro. Slide é o filho mais novo, que tem Monk como modelo de vida e sonha se tornar ladrão de carros, assim como seus irmãos.


  • Chega de Saudade
A história acontece em uma noite de baile, em um clube de dança em São Paulo, acompanhando os dramas e alegrias de cinco núcleos de personagens frequentadores do baile. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último frequentador desce a escada. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.



  • São Paulo Sociedade Anônima 
Jovem gerente da indústria de autopeças de São Paulo entra em crise quando não consegue se adaptar à vida burguesa e sem horizontes. Ao mesmo tempo tem conflitos com a esposa e as duas amantes.
Veja mais e uma resenha sobre o filme, em esperandosaopaulo.blogspot.com.


  • Linha de Passe
“Linha de Passe” narra o conturbado dia-a-dia de quatro irmãos e uma mãe que, por conta dos limites da vida, tentam se reinventar a todo instante. Reginaldo (Kaique Jesus Santos), o mais novo e único negro na família, se sente deslocado pela sua diferença racial e passa a procurar obsessivamente seu pai biológico; Dario (Vinícius de Oliveira) sonha com uma carreira de jogador de futebol, mas, aos dezoito anos, não consegue de forma alguma um espaço dentro de um clube esportivo; Dinho (José Geraldo Rodrigues), que esconde um passado comprometedor, busca redenção na religião evangélica; Dênis (João Baldasserini), o mais velho e o mais ousado dos outros irmãos, tenta correr atrás de seus objetivos em cima de uma motocicleta. No centro desta família está Cleuza (Sandra Corveloni), 42 anos, grávida do quinto filho. Ela trabalha duro como empregada doméstica enquanto luta para manter os filhos na linha.

E nessa sexta-feira, 25 de janeiro, celebrai  com alegria e festividade, pois 459 anos de uma capital em que antes era usada como rota de fuga no descobrimento, passando a ser a mais importante cidade do país, e do mundo.
Parabéns, Sampa!
Por Patrícia Visconti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...