14 de dezembro de 2012

[Caixa de Som] O centenário do Rei do Baião


Nesta quinta-feira (13) um dos maiores compositores brasileiros, conhecido como o Rei do Baião completaria 100 anos. Luís ‘Lua’ Gonzaga do Nascimento, nasceu em Exu, interior de Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912, e foi uma das mais completas, importantes figuras da música popular brasileira.
Gonzagão cantava a sua realidade, a sua verdade, a sua origem, forrós pé-de-serra, mostrando a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra do sertão nordestino.


Foi um propagador da cultura nordestina pelo país, fez com que o Brasil voltasse a enxergar o nordeste com  sua rica cultura popular, apresentando o baião, o xote e o xaxado de uma gente alegre e contagiante, apesar de sofrer com a seca da região.

No final da década de 1930 Gonzagão se mudou para a então capital do país, Rio de Janeiro para ingressar ao exército, mas seu destino não era esse, então ele começou a cantar a "zona" da capital fluminense, com um repertório composto por canções estrangeiras, o jovem músico também se apresentava em programas de calouros, porém sem êxito algum. Somente em 1941, quando Luiz Gonzaga performou no programa de Ary Barrosa, e foi aplaudido por uma canção de sua autoria e sua identidade que o consagrou.

Ganhou notoriedade com grandes hits, que eram quase poesias da vida real nordestina, como "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950).

O músico é admirador por grande nomes da música popular brasileira, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhando o "título" de Rei do Baião.

Luiz Gonzaga morreu em 2 de agosto de 1989, em Pernambuco, Recife, vítima de parada cardiorrespiratória, e deixando um legado na música popular brasileira, pela sua originalidade, identidade e cultura de raiz.


Por Patricia Visconti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...