8 de dezembro de 2012

[Caixa de Som] Especial 70 anos do rei da guitarra elétrica



Nos d'O Barquinho Cultural, queremos parabenizar o rei da guitarra elétrica, Jimi Hendrix, com um singelo especial para toda a nossa tripulação.

Tudo bem que já passou algumas semanas de seu aniversário, mas o que importa é que lembramos e compartilhamos nossa homenagem ao Hendrix, então confiram o especial OBC - Jimi Hendrix abaixo.

James Marshall Hendrix ou mais conhecido como Jimi Hendrix, nasceu em Seatle no dia 27 de novembro de 1942, foi o melhor guitarrista da história do rock, ele foi (ou podemos dizer, que ele ainda é bastante influência por diversos músicos da atualmente) o guitarrista mais influenciado de todo mundo, mas além de tocar guitarra, Hendrix também era cantor e compositor.

Mas como grandes artistas da música, Jimi Hendrix, começou a obter sucesso na Europa, mas logo ele começou a fazer por aqui nas Américas, através de festivais como Festival Pop de Monterey, em 1967, no qual ele participou por dois consecutivos sendo a atração principal, do icônico Festival de Woodstock, em 1969 e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Suas preferências a amplificadores distorcidos e crus, dava ênfase ao ganho e aos agudos, e ajudava a desenvolver a técnica, até então indesejada, da microfonia, também foi um dos músicos que popularizou o pedal wah-wah no rock popular, o qual vemos os guitarristas utilizando em shows, Jimi utilizava esta técnica frequentemente para dar um timbre exagerado a seus solos, particularmente com o uso de bends e legato baseados na escala pentatônica.

Hendrix foi uma artistas bem influenciado, principalmente os do blues, jazz e claro do próprio rock and roll, alguns desses astros são T-Bone Walker, B.B. King, Muddy Waters, Howlin' Wolf, Albert King e Elmore James, guitarristas de rhythm and blues e soul  como Curtis Mayfield, Steve ropper, assim como de alguns artistas do jazz moderno.Em 1966, Hendrix, que tocou e gravou com a banda de Little Richard de 1964 a 1965, foi citado como tendo dito: "Quero fazer com minha guitarra o que Little Richard faz com sua voz." O guitarrista mexicano Carlos Santana sugeriu que a música de Hendrix poderia ter sido influenciada por sua herança parcialmente indígena.

Mas Hendrix teve uma vida curta, pois no dia 18 de novembro de 1970, aos 27 anos, ele faleceu no Hotel Samarkand, em Londres, depois de ter passado a noite anterior em uma festa, na qual Jimi se embebedou demais e ingeriu nove comprimidos de uma calmante para dormir, que causou de sua morte, que causou asfixia, ou seja, ele afagou em seu próprio vômito, segundo a polícia e as pessoas que participaram da investigação, eles alegaram que Hendrix cometeu suicídio, que ninguém o matou.


Mesmo depois de morto Hendrix ainda é lembrado, premiado e influênciado por diversos músicos, pois em 1992 incluiram seu nome no Hall da Fama do Rock and Roll, nos Estados Unidos, em 2005 entrou para o Hall da Fama da Música do Reino Unido, uma placa erguida com seu nome, em frente a sua antiga residência na Brook Street, em Lodres, em setembro de 1997, Jimi Hendrix foi condecorado como uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood (Hollywood Boulevard, 6627).

Além de estrelas, placas e homenagem e coisas afins, Jimi Hendrix também foi eleito pela revista Rolling Stones, no ano de 2003, com uma lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, pois ele foi e sempre será o maior músico de toda era, pois guitarrista ou não, todos sabem o que Jimi Hendrix significou na história do rock and roll mundial. Porque ele pode não ter sido a pessoas mais perfeita do mundo, mas todos os respeitam e os têm como uma grande ícone, pois ele não foi apenas uma guitarrista, ele foi também um revolucionário do som, Hendrix inovou o mundo da música, além de ser um dos poucos guitarristas canhoto, ele inovou nas técnicas, criando suas próprias.

Jimi Hendrix foi mais que um guitarrista, ele foi e sempre será o rei da guitarra elétrica. E este é apenas um especial singelo para o 'cara' inovador e autêntico, que completaria 70 anos no dia 27 de novembro desde ano (2012) e nossa tripulação não poderia deixar de homenageá-lo, apesar de ter passado alguns dias, nós estamos aqui fazendo a nossa homenagem ao rei das guitarras, Jimi Hendrix.




Para encerra este especial, fiquem com a canção ao vivo de "Hey Joe" abaixo:

É isso ai tripulação... 
Até semana que vem com mais Caixa de Som para vocês.
Por: Priscila Visconti (invadindo área de música no OBC) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...