8 de dezembro de 2012

Cabine da Pipoca

Site Halabja - As Crianças Perdidas

São Paulo recebeu, nesta semana, uma mostra de cinema do Oriente Médio. Sua programação trouxe longas, curta-metragens e documentários que impulsionam reflexões acerca dos conflitos envolvendo os países da região.

Um dos filmes exibidos na mostra, Halabja - As Crianças Perdidas, de Akram Hidou, fala da desestruturação das famílias consequentes dos conflitos de guerra. Em 1988, Halabja sofreu um bombardeio de gás venenoso ordenado pelo regime de Saddam Hussein, conhecido por "limpeza étnica", que matou 5.000 pessoas, entre mulheres e crianças. Na tentativa de escapar, crianças foram separadas de suas famílias e consta que mais ou menos 400 crianças ainda estão desaparecidas. Ali é uma dessas.

Vinte e um anos após o ataque, ele volta do Irã para sua cidade natal, no Curdistão Iraquiano, Halabja, e vê uma lápide escrita com seu nome. Ele está em busca de seus familiares, mas o processo se torna mais difícil quando cinco famílias distintas especulam que ele é o filho perdido de cada uma delas. Nesse meio tempo, Ali encontra pessoas que lhe darão informações sobre seu passado, logo após o bombardeio de Hussein.

Essa é uma situação recorrente nos países do Oriente Médio, na qual crianças são separadas de seus pais, famílias são destruídas por conta dos conflitos e pouco se sabe do paradeiro de cada um. Halabja - As Crianças Perdidas parte de um momento específico e nos remete a um cotidiano que vemos nos jornais diversas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...