19 de novembro de 2012

Agenda Cultural para o feriado da Consciência Negra


O feriado está quase acabando, assim como o fim de semana, mas para quem tiver em Sampa e algumas outras cidades do Brasil, teremos ainda mais dois dias de folga, para descansar e curtir mais um pouco, com uma pitada de cultura, que sempre vai muito bem.

Então, se segura e pega o bloquinho e caneta para anotar as nossas dicas culturais para o feriado (Dia da Consciência Negra) desta terça-feira (20).


Para os fãs de RAP, para quem não é também, mas tiver em casa sem fazer, poderá conferir de GRÁTIS, a apresentação do Emicida, na Arena de Eventos do Ibirapuera, a partir das 13h às 14h.
A Arena de Eventos fica no Parque Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n.

Por falar em Dia da Consciência Negra, o Museu Afro Brasil inaugura três exposições que ilustram a contribuição dos negros brasileiros nas artes.
As mostras Dois Irmãos. João e Arthur Timótheo da Costa", "Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão" e "Pérolas negras" do fotógrafo Miro, podem ser vistas a partir de 20 de novembro.
O museus fica dentro do Parque do Ibirapuera, na Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n e o horário de funcionamento é das 10h às 17h. Mais informações: www.museuafrobrasil.org.br .

______________________________________________


Para os cariocas o feriado com cultura começou desde quinta-feira (15) - Dia da Proclamação da República, onde houveram uma séries de eventos culturais que iam de shows a cinema, mas não param por ai, pois nesta segunda-feira (19), já em referência ao Dia da Consciência Negra, o projeto 'Herança Africana - Intervenções Urbana no Caminho do Porto' inciará um circuito com fotografias, imagens cinematográficas, grafites, artes cênicas e gastronomia.

As atrações acontecerão na Zona Portuária, no Largo São Francisco da Prainha, na Pedra do Sal, no Cais do Valongo, no Jardim Suspenso do Valongo, na Praça Harmonia, (ao lado do Moinho Fluminense) e na Rua Pedro Ernesto. E o melhor, que as todas as atrações vão até dia 24, das 11h às 21h.
O intuito do projeto é fazer com que a Zona Portuária vire uma referência a todos os africanos que ali passaram, e faz parte do Circuito Histórico e Arquitetônico da Celebração da Herança Africana.
Confira a programação completa no site: www.afrocariocadecinema.org.br .

E na terça-feira (20), em pleno feriado, ainda no Rio de Janeiro, acontece o projeto '7 em ponto', no Teatro Carlos Gomes.
O projeto é um incentivo da música clássica aos ouvintes populares, que acontece toda terça-feira, sempre às 19h, com ingressos no valor de R$ 1.
Nesta semana o grupo 'Abayomy Afrobeat Orquestra' se apresenta no teatro, mostrando músicas de seu primeiro álbum, o 'Abayomy' (palavra indígena que significa "encontro feliz").
O teatro fica na Rua Pedro I, 4, Praça Tiradentes - Centro - RJ/RJ.

______________________________________________

Já os mineiros tem programação especial para o próximo feriado do dia 20, na Praça da Liberdade. Começando a partir desta segunda (19), com a 'Trupe Maria Farinha', que apresenta o espetáculo 'A Canção dos Homens: Contos Africanos', na voz de Sandra Bittencourt e com percussão de Babu Xavier, mostrando algumas narrativas que valorizam os povos africanos.

No dia oficial do feriado da Consciência Negra, serão realizados duas palestras na Biblioteca Pública Estadual Luiz Bessa, a partir das 15h.
Uma das palestras será sobre “O discurso verbal e iconográfico sobre o negro no livro didático”, com o professor João Bernardo, a outra abordará  “Gênero e raça no cotidiano escolar: vivências, avanços e desafios”, com a professora Luana Diana Santos e por fim, haverá uma performance do grupo de percussão 'Arautos do Gueto'.

Ainda no dia 20, o Memorial realiza a oficina 'Abayomy', que ensinará crianças e adultos a construírem bonecos africanos artesanais.
Lembrando que a atividade é recomendada para pessoas acima de 10 anos. Haverá número limitado de vagas e as inscrições poderão ser feitas pelo telefone (31) 3343 7317.

Serviço

Circuito Cultural Praça da Liberdade
Praça da Liberdade, s/nº, Prédio Rainha da Sucata -
Belo Horizonte, MG - 30140-010 - Brasil.
Telefone: 31 - 3272-9584    

Esperamos que curtam e descansem bastante neste feriado prolongado e logo mais, passaremos outras dicas para a galera curtir bastante o feriadão.
Até a próxima,
Patricia Visconti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...