10 de outubro de 2012

[Cyber Cult] Brincadeira de Criança


Na semana da criança nada mais justo do que prestar uma homenagem aos nossos pequenos heróis falando sobre tecnologia na infância, é isso mesmo, as crianças do século XXI estão cada vez mais ligadas no que acontece no mundo.

Hoje em dia aparelhos eletrônicos, jogos virtuais se tornaram a sensação entre os baixinhos que já nascem superdotados e cada vez mais aptos a aprenderem a conduzir qualquer tipo e aparelho eletrônico cada vez mais cedo. Muitas escolas infantis vêm se adaptando para atender essa nova necessidade das crianças, que é a do acesso precoce ao mundo eletrônico, tanto por meio de computadores, iPhones, como também por um simples aparelho celular.

Atualmente é muito comum ver uma criança que já possui um telefone celular para facilitar o contato com os pais. Mas é sempre importante ressaltar a necessidade do controle do uso dessas inovações tecnológicas pelas crianças, para que a situação não fuja do controle e o que era para ser uma bela ferramenta de comunicação e informação se torne um verdadeiro pesadelo para os pais, que devem se preocupar sim quanto ao vicio eletrônico, que pode ser considerada a definição para aqueles que não se desgrudam de seus brinquedinhos eletrônicos. Não existem regras para o uso pedagógico das tecnologias, mas é extremamente importante ressaltar que esse controle de uso pode e deve ser realizado efetivamente pelos pais.

O uso desses produtos eletrônicos pode sim ajudar a desenvolver a capacidade intelectual das crianças, já que estimula muitas vezes um pensamento rápido, exercita a capacidade de conhecimento, já que a criança precisa ir descobrindo como lidar com o aparelho, com seus aplicativos, bem também como continua sendo extremamente importante o uso de joguinhos tradicionais como quebra cabeça, jogos de montar esses que fizeram parte da infância de muita gente, que durante a vida infantil não tiveram acesso a essa inovação de se ter, por exemplo, um telefone celular com apenas 7 anos de idade e precisaram ser mais que criativos para fazer com que as brincadeiras fossem realmente divertidas.

Se conectar com o mundo, também pode ser bem divertido.
Feliz dia das Crianças!
Márcia Martins

Um comentário:

  1. Hoje em dias as crianças parecem que já nasceram com um chip instalado na cabeça, pois nem precisam fuçar tanto pra aprenderem a mexer. Kkkk Parabéns Márcia, adorei sua matéria especial semana das crianças! ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...