22 de outubro de 2012

Cantinho Literário está em festa no mês de Outubro


Essa semana aqui no Cantinho Literário, será só de festas, pois vamos celebrar este mês de Outubro, o aniversário de grandes nome do jornalismo literário no Brasil. Os aniversariantes ilustres deste mês são: Vinícius de Moraes, Ziraldo e Carlos Drummond!

Vamos começar contando um pouco da história de cada um e depois vocês entenderam porque dessa homenagem de aniversário à eles.


Vinícius de Moraes
Vinicius nasceu em 19 de Outubro de 1913, no Rio de Janeiro, era  diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro e além da literatura, o Poetinha, como era chamado por amigos e conhecidos, também era das áreas da música, teatro e cinema e também apadrinhou nomes importantes como  Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Chico Buarque e Carlos Lyra.
Poeta essencialmente lírico, conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso.




Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto, ou apenas Ziraldo ou Zap, como é conhecido, nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 24 de outubro de 1932,  é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.






Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond, nasceu em Itabira, Minas Gerais, no dia 31 de Outubro de 1912, foi um grandes poeta, cartunista e cronista. 
Drummond foi da era modernista e segue a libertação proposta por Mário e Oswald de Andrade, com a instituição do verso livre, mostrando que este não depende de um metro fixo. 
Pois se dividirmos o modernismo numa corrente mais lírica e subjetiva e outra mais objetiva e concreta, Drummond faria parte da segunda, ao lado do próprio Oswald de Andrade.


E é isso ai pessoal... Nós d'O Barquinho, mas especificando o Cantinho Literário, queremos parabenizar estes mestres, que nos influenciam na arte de escrever e criar.
Parabéns Drummond, Vinicius e Ziraldo!!!

Até semana que vem, com mais literatura para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...