9 de agosto de 2012

[Caixa de Som] O Setentão Caê!

Quem aniversariou esta semana, foi o músico, produtor, arranjador, escritor e poeta, Caetano Emanuel Viana Teles Veloso, ou simplesmente o Caê.
Baiano de Santo Amaro da Purificação, nasceu em 7 de Agosto de 1942, e com tem mais de 40 anos de carreira.

No começo era um critico de cinema do Diário de Notícias, em Salvador. Mas foi no Rio de Janeiro que ele ganhou o cenário musical, onde conheceu outros ícones da música brasileira, junto com sua irmã caçula Maria Bethânia, mas até então, somente calouros de concursos de canto, entre eles estavam, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé, sendo a base para a criação do movimento liderado por Gal e Caê, chamado de Tropicalismo.

O Tropicalismo foi a revolução da música popular brasileira, tanto na forma de produzir as canções, quão de se expressar nas apresentações.

Na época da ditadora militar, foi preso e exilado em Londres, onde produzia músicas em inglês, endereçadas aos que ficaram no Brasil.

Quando retornou ao país, entre final da década de 70 e início dos anos 80, foi inspiração para diversos cantores e banda que estavam se formando na época.

Hoje, Caê é um dos cantores e compositores mais influentes e respeitados da música brasileira, porém sua fama não segue só por aqui, pois ele também é considerado um dos maiores artistas latino-americanos no mundo.

Um  septuagenário com alma e espírito mais ativo do que muito jovem de 20 e poucos anos.

Parabéns Caê e vamos botar essa p*rra de música brasileira para funcionar!!!

Confira abaixo a faixa "It's a Long Way", do álbum quarentão "Transa", de Caetano Veloso, que ele compôs enquanto estava exilado em Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...