24 de agosto de 2012

Cabine da Pipoca

por Estela Marques

Paris no filme A Invenção de Hugo Cabret.
Foto: Divulgação

Por vezes tentava entender por que as pessoas cobiçavam tanto Paris. Por vezes eu resistia em não querer visitar a cidade, tentando não me render a esse clichê. Esta semana, fui tomada pelo cenário épico e romântico da capital francesa ao assistir A Invenção de Hugo Cabret, vencedor de cinco categorias das onze às quais fora indicado ao Oscar 2012.

Desconfio que meu interesse por Paris tenha se dado, principalmente, pela época em que é rodado Hugo. Tenho um certo apreço pelos anos 1930, pela comportamento da sociedade e pelo que viviam os franceses naquele período. As construções locais, a forma que elas foram exploradas e a montagem das cenas unindo na mesma fotografia as belezas natural e construídas pelo homem somaram-se às minhas preferências anteriormente citadas e derrubaram as barreiras que me separavam do senso comum.

Compactuando do mesmo cenário, Moulin Rouge (2001) é encantador a seu modo. O filme traz a Paris dos anos 1889, caracterizada pela época em que a sociedade francesa comemorava um período de otimismo causado pelo crescimento industrial e valorização da sua cultura. No musical, o escritor Christian se apaixona pela cortesã mais desejada do famoso cabaré, Satine, e acaba se envolvendo numa relação de ciúmes, perigo e paixão, propondo um triângulo amoroso com o rico e possessivo Duque.

No que respeita o romance característico de Paris, podemos falar de um filme que representa muito bem esse estigma. Quem não se lembra do Corcunda de Notre Dame? A animação do mundo Disney encanta crianças e adultos com sua história e com as ruas da capital francesa. O filme centraliza-se numa das mais conhecidas construções do local, a catedral de Notre Dame, e este espaço torna-se palco de uma bonita e verdadeira história de amor.

Posso perfeitamente compreender o que motiva  Paris a ser um dos destinos mais desejados do mundo. As obras cinematográficas conseguem aproveitar a cidade em seus romances explorando suas belezas e projetando em nosso consciente a vontade inconsciente de viver uma história de amor tão bonita, forte e sincera como são representadas nas montagens que a têm como cenário. Vários outros filmes foram rodados na cidade mais importante da França e eis uma oportunidade difícil de se descartar para conhecer a cidade mais romântica do mundo.

Deixe-se apaixonar por Paris também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...