30 de julho de 2012

Cantinho Literário


Essa semana não será de dicas de livros, mas sim falaremos de um escritor, jornalista, premiado por diversos prêmios da língua portuguesa, membro da Acadêmia Brasileira de Letras e também um grande amigo do cineasta Glauber Rocha. Quem pensou em João Ubaldo Ribeiro acertou, pois ele será o homenageado dessa semana.

A ideia surgiu depois de assistir ao programa Roda Vida na TV Cultura, ai então brilhou uma lanterninha, para este especial, afinal, por aqui n' O Barquinho, o jornalismo está sempre em primeiro lugar, pois não importa a editoria, mais se tem jornalismo no meio, então pode ter certeza que falaremos aqui. (Fomos o tipo de pessoas viciadas em jornalismo.. hehe)

João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro, nasceu em Itaparica, 23 de janeiro de 1941 é um escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em direito e membro da Academia Brasileira de Letras. É ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.

Ubaldo Ribeiro teve algumas obras adaptadas para a televisão e para o cinema, além de ter sido distinguido em outros países, como a Alemanha. É autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, que causou polêmica e ficou proibido em alguns estabelecimentos, e Viva o Povo Brasileiro, tendo sido, esse último, destacado como samba-enredo pela escola de samba Império da Tijuca, no Carnaval de 1987. É pai do ator e VJ da MTV Bento Ribeiro.

Abaixo segue obras do escritor...


Romances
Setembro não tem sentido - 1968
Sargento Getúlio - 1971
Vila Real - 1979
Viva o povo brasileiro - 1984
O sorriso do lagarto - 1989
O feitiço da Ilha do Pavão - 1997
A Casa dos Budas Ditosos - 1999
Miséria e grandeza do amor de Benedita (primeiro livro virtual lançado no Brasil) - 2000
Diário do Farol - 2002
O Albatroz Azul - 2009

Contos
Vencecavalo e o outro povo - 1974
Livro de histórias - 1981. Reeditado em 1991, incluindo os contos "Patrocinando a arte" e "O estouro da boiada", sob o título de Já podeis da pátria filhos

Crônicas
Sempre aos domingos - 1988
Um brasileiro em Berlim - 1995
Arte e ciência de roubar galinhas - 1999
O Conselheiro Come - 2000
A gente se acostuma a tudo - 2006
O Rei da Noite - 2008

Ensaios
Política: quem manda, por que manda, como manda - 1981

Literatura infanto-juvenil
Vida e paixão de Pandonar, o cruel - 1983
A vingança de Charles Tiburone - 1990
Dez bons conselhos de meu pai - 2011


Confira a entrevista concebida ao programa Roda Vida, da TV Cultura, do jornalista e escritor, João Ubaldo Ribeiro.



Bom é isso ai pessoal, esperamos que tenham gostado de mais uma ideia literária, pois aqui n' O Barquinho, o jornalismo e o humanitarismo, tem sempre destaque pois nossas ideias, são sempre focadas no social e humano da sociedade. 

Boa semana a todos e boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...