24 de abril de 2012

Poesia na Virada


A Virada Cultural paulistana, é na próxima semana, mas que tal um aquecimento sobre o que vai rolar na oitava edição.
Então se liga por aqui, pois cada dia será uma atração deste evento tão cultural.
Em nossa estreia, falaremos do que vai rolar na Casa das Rosas.


Você curte poesia e literatura, então é na Casa das Rosas que você deve curtir a sua Virada, pois lá haverá leitura de poética, com 12 horas de duração, além de apresentações de muscais, teatro infantil, oficinas de bonecos e Sarau.

Confira a programação abaixo:


SÁBADO

16h

Visita especial: Olhar e olhar de novo
Descobrindo a Casa das Rosas por meio do olhar.
Com Núcleo Educativo da Casa das Rosas.

Os visitantes explorarão a Casa a partir de fotografias de seus detalhes, refletindo sobre seu sentido no passado e no presente.


18h

Sarau: Todos os sons
Curadoria: Lucas Nemeth.
Músico: Orlando Scarpa.
Poeta: Ismar Tirelli.

Esta série pretende explorar os férteis e diversos pontos de encontro entre música e poesia, ampliando os limites da canção e criando diálogo entre as duas linguagens.

19h

Apresentação: Energia Brasileira Natural
Por Lucio Agra.

A proposta é uma reperformance, uma leitura crítica do trabalho do duo espanhol Los Torreznos, chamado "Energía Espanhola Normal". Em vez da dupla, a “re-versão” brasileira usará um único performer e algumas modificações, já perceptíveis a partir do título, mantendo o questionamento básico à normalidade e aos comportamentos tidos como "típicos" e "naturais".

20h

Show: Paralelas
Com Alice Ruiz e Alzira Espíndola.

Este show, simbiose de música, poesia e literatura, reúne as parceiras Alzira Espíndola e Alice Ruiz, que se conheceram em 1989, por intermédio de Itamar Assumpção, parceiro de ambas.


22h

Show: Poesia é Risco no Lago da Palavra
Com Cid Campos.

Cid Campos traz, neste show, um mix de seus três CDs: Poesia é Risco, No Lago do Olho e Fala da Palavra. A Poesia Concreta comparece com destaque através da musicalização e/ou oralização de poemas de Augusto e Haroldo de Campos, José Lino Grünewald e Ronaldo Azeredo.


Das Katatau – Catatau lido e relido
Leitura do livro Catatau, de Leminski.
Duração: 12 horas.
Por Lucio Agra e grupo Riverão.

Leitura performática integral de Catatau, de Paulo Leminski, realizada por Lucio Agra, com o grupo Riverão (Diego Sampaio, Gabriel Kerhart e Valter von Wolgenweide). Durante a madrugada, num percurso de aproximadamente 12 horas, o grupo, junto ou em revezamento, fará a leitura da prosa poética de Paulo Leminski.


DOMINGO

24h

Sarau: Grande Encontro
Com Sérgio Vaz e Pezão.

O sarau reunirá dois grandes fundadores da Cooperifa em um evento totalmente aberto à participação do público, para a celebração da Poesia.


2h

Um Ensaio Literário
Com Evandro Affonso Ferreira e Marcelino Freire.

Numa bem-humorada performance, os dois amigos, além de lerem trechos de seus trabalhos, conversam sobre suas referências literárias, ofícios e vocação artística. O público também poderá participar fazendo perguntas aos autores.

4h

Show de Ademir Assunção e Banda
Ademir Assunção apresenta uma surpreendente fusão de poesia, blues e rock'n'roll, com sua banda formada por Marcelo Watanabe (guitarra e vocais),Caio Góes (contrabaixo) e Caio Dohogne (bateria).



10h30 – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Oficina de bonecos de corda
Com Paulo Farah André.

A oficina propõe a construção de bonecos e bonecas tendo, como elementos principais, cordas, cordões, fios e lãs. As crianças poderão levar os bonecos para casa no final da atividade.


13h – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Teatro: A Bruxinha
Com Cia. Truks.

A peça traz para os palcos a famosa personagem de Eva Furnari. Com muita simplicidade e momentos de poesia, a Bruxinha nos cativa e encanta com suas pequenas manias, gestos e jeitos. Revela-nos outra face da realidade, carregada de fantasia.


14h30 – PROGRAMAÇÃO INFANTIL

Espetáculo musical: Caixa dos Sons Imaginários
Com Grupo Batucantante.

Será que tudo tem um som? Como é o som do vento? Que som faz um "desbuzifonelificador"? Como se faz som de instrumento musical sem o instrumento? E o que acontece quando o som resolve dormir? Com a ajuda de uma caixa colorida, o Batucantante estimula a imaginação das crianças com um repertório repleto de brincadeiras.

16h

Patuscada!
Sarau da Editora Patuá.
Autores convidados: Aline Rocha, Eduardo Lacerda, Leonardo Mathias, Elisa Andrade Buzzo, Vlado Lima, Anderson Lucarezi, Juliana Bernardo, Lilian Aquino, Lucas Puntel Carrasco, Barbara leite, Willian Delarte, Israel Antonini, Lígia Araújo, Acauam Oliveira, José Vírgínio, Marco Aqueiva, Fatyma Bryto, Rogério Fernandes, Leandro Rafael Perez, Nestor Lampros.

O sarau reunirá, no encerramento da Virada Cultural 2012 da Casa das Rosas, uma amostra da poesia brasileira contemporânea, trazendo ao palco, para leitura de poemas, alguns dos autores publicados pela Editora Patuá nos anos de 2011 e 2012. Conheça mais sobre o trabalho em: www.editorapatua.com.br.


SERVIÇO


Virada Cultural 2012 – Virada da Poesia na Casa das Rosas
Sábado, 5 e domingo, 6 de maio.

Casa das Rosas

Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

Av. Paulista, 37
De terça-feira a sábado, das 10 às 22 horas;
domingos e feriados, das 10 às 18 horas

(passível de alteração, de acordo com a programação).

Tel.: (11) 3285-6986/(11) 3288-9447
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74.


Para saber mais sobre a programação do evento, confira o site oficial da Virada Cultural, mas não esqueça de conferir nossas dicas essa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...