Hoje, dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do livro Infantil.
Dia qual vale reforçar o incentivo da leitura entre nossos pequenos, já que atualmente o índice de leitura entre as crianças vem caindo a cada dia.
O dia nacional do livro infantil, foi criado com o intuito de promover a leitura entre as crianças e adolescentes, mas a data não foi por acaso escolhida neste dia. Já que em 18 de Abril de 1882, foi quando Monteiro Lobato nasceu e como o autor foi um grande propagador e incentivador da literatura Infanto-Juvenil, rendeu-se a homenagem à ele.
Entre as obras mais notáveis de Monteiro Lobato, vale ressaltar “Jeca Tatu”, “A Menina do Nariz Arrebitado” e “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, sendo que o último trabalho mencionado inspirou uma produção televisiva. O escritor brasileiro foi responsável por criar personagens inesquecíveis, como Narizinho, Pedrinho, a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa e a Cuca.
A pessoa que lê desde pequena, é mais cognitiva, adquire novos conhecimentos e estimula a imaginação e criatividade, porém, apesar de todos esses atributos, as crianças estão lendo cada vez menos no Brasil, de acordo com dados levantados pela Fundação Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência, a quantidade de livros lidas entre os 5 a 10 anos caiu de cinco livros por pessoa, durante todo esse período.
É triste, é lamentável, mas acreditamos de que esse futuro não será irreversível, pois ainda iremos construir um país de leitores, e o melhor de bons leitores, independendo do que eles façam em sua vida. Porque quem lê é mais criativo, perceptivo e culto, além de ampliar seus conhecimentos e sua visão perante ao mundo em geral.
E ai, vai continuar presenteando seu filho, sobrinho, primo, amiguinho, com brinquedinhos de plásticos que logo, logo irão para o lixo, ou vai dar um livro e incentivar a criançada a ter mais conhecimento?
Pense bem, pois um livro é conhecimento e não causar invejinha aos amiguinhos!
É isso ai.. Até próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário