30 de março de 2012

Cabine da Pipoca


Como todo bom barco, a viagem segue e o destino da semana é a América do Sul, uma viagem pela região chilena. A Dançarina e o Ladrão (ou El Baile de la Victoria) nos reportará ao final do Chile ditatorial, um Chile se tornando democrático, livre.

O filme conta o drama de dois ex-presidiários que, após serem anistiados pelos crimes que cometeram, se veem no mundo novamente como cidadãos aparentemente comuns, se não fosse o fato de já terem sido presos. Fernando Trueba equilibra o drama de destes rapazes em busca de novos caminhos na vida com o lirismo da arte e talento de uma garota que guarda a dor consequente da ditadura chilena: Victoria, que vive numa busca incessante por oportunidades. Podemos associar a luta dessa personagem com a enfrentada pelo Chile no momento pós-ditadura, quando o país deveria buscar caminhos para "gostar", novamente, de viver. 

O longa tem seu charme tanto no contexto histórico, nos remetendo a uma realidade passada, quanto em seus clichês, como a personalidade romântica e simples dos personagens que, geralmente, conquista grande parte dos espectadores. 

Que tal nos darmos a chance de viver (ou reviver, para os chilenos leitores) uma realidade que nós conhecemos durante alguns períodos? 

Até breve,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...