7 de dezembro de 2011

Cantinho Literário

Cordel: a literatura que conta história


A literatura de cordel, teve origem em Portugal, em que artistas apresentavam suas obras em Cordel, uma espécie de um barbante, pendurado como um varal, em que os artistas expõem suas obras como receitas, folhinhas, calendários, texto teatro popular, poesias,gravuras, cantigas e qualquer outra forma de manifestação cultural.


Está literatura, não é de grande soberania, pois é feito por artistas que com pouco recurso financeiro e dessa forma, os mesmo puderam expor seus trabalhos e divulgar a literatura de cordel.

No Brasil esse conceito é recente, comparando a força que há em Portugal, mas é aceito por grande parte da população brasileira, principalmente no nordeste.


A literatura de cordel no Brasil, é de bastante vista nas regiões do Nordeste e algumas cidades do Sul, mas o Nordeste, por haver pouca iniciativa do governo e de empresas privadas com a cultura(em verdade em todas as regiões há pouca iniciativa com a cultura),os mesmo se reúnem e fazem suas exposições sobre suas obras, para mostrar a todos a importância da literatura e também da origem dela no Brasil, já que o país começou sua imigração pelo nordeste.

O pioneiro da literatura de Cordel foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918), ele era paraibano de Pombal, e ele mesmo escrevia, editava, imprimia e comercializava suas obras, que isso ainda continua com a grande maioria que faz esse tipo de literatura, pois o recurso financeiro, dos artistas ainda continua baixo.


O cordelista João Gomes de Sá, professor, poeta e "oficineiro" sobre cordel, fala sobre a literatura de Cordel atualmente no país,"essa manifestação literária rimada e metrificada que reaproveita os diversos temas da tradição oral, gradativamente assegura espaço nas universidades (é tema no vestibular), nas bibliotecas, centros culturais, nas faculdades, escolas públicas e particulares por conta da sua diversidade temática privilegiando os contos de encantamento até os fatos contemporâneos sociopolíticos."

A literatura de cordel é a expressão mas explícita de cultura popular, pois nela há diversas formas de aprender sobre a história do país, estudando em universidades, bibliotecas e afins renomados, mas sem perder a originalidade da essência da cultura, pois quando se vê uma literatura em que sua origem é guardada, o público que lê, pode sentir o que é viver o popular, mesmo a pessoa sendo de classe nobre e a literatura de cordel transmite essa popularidade ao leitor.

E para quem quiser conhecer mais sobre a literatura de cordel, segue abaixo algumas dicas sobre essa literatura.

O Pavão Misterioso – José Camelo de Melo Rezende - Editora Luzeiro
O Cachorro dos Mortos – Leandro Gomes de Barros - Editora Luzeiro
Zezinho e Mariquinha – Silvino Pirauá de Lima - Editora Luzeiro
Dimas, o bom Ladrão – Francisco das Chagas Batista - Editora Luzeiro
A História da Donzela Teodora – Leandro Gomes de Barros - Editora Luzeiro
Juvenal e o Dragão – Leandro Gomes de Barros - Editora Luzeiro

www.editoraluzeiro.com.br (11) 5589-1800 Cordel tradicional SP/SP
www.editoranovaalexandria.com.br – coleção clássicos em cordel SP/SP
tupynanquim_editora@ibest.com.br – (85) 3217-2891 Fortaleza/CE.


Confira, logo abaixo, o escritor João Gomes Sá, falando um pouco sobre a literatura de cordel, na 4ª Feira do livro de Santa Cruz.



Bom, agora que você já conhece um pouco sobre a literatura de cordel, aproveite para conhecer essa literatura tão rica da cultura popular brasileira, pois através dela você conhece a verdadeira história do Brasil.


Este é o João!


Contatos de João Gome de Sá:





PS: AQUI É CORINTHIANS, MANO... 
NÓIS É PENTA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...