![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF7CRQVbc-dcIDL_FhgLOs0u5TTODiHT0bjq8TmRHYfljra6Ec6oSOW_JB2elMC9MXJxjuga5Clbe6uzvj5UdGx84QrTX2M9o4ErlUS1F_KXCbiAxM6Fs-3Z796m1ofztE3eTCqp9ttMI/s640/radio2.jpg)
No dia 25 de setembro é celebrado o dia de um dos veículos de comunicação mais popular do mundo: O rádio. “O pai do rádio brasileiro” Roquete Pinto com poucos recursos fundou a primeira emissora de rádio do Brasil: A rádio Sociedade do Rio de Janeiro e sem poder contar fielmente com os avanços que temos de tecnologia hoje e assim o rádio deu os seus primeiros passos para se tornar o grande intermediador de notícias.
No dia 07 de setembro do ano de 1922 um ano antes da primeira fundação da emissora de rádio supracitado ocorreu a primeira transmissão radiofônica no Brasil em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
O alto do Corcovado no Rio de Janeiro, foi o cenário escolhido para que uma estação fosse instalada para serem tocadas músicas e para que o presidente Epitácio Pessoa pudesse se pronunciar.
Com o surgimento da televisão muito se falou da extinção do rádio, que nada! Os fieis ouvintes das manhas noticiarias, das tardes musicais e das noites apaixonadas se mantiveram fiéis e atentos as vozes que ecoavam as lhes dizer algo. A internet isso também foi cogitado com mais fervor, muitos acreditavam que a internet chegava como ameaça para veículo que por muitos anos fez companhia aos ouvintes, e mais uma vez esses murmúrios de tensão caíram por terra, o rádio se manteve firme e a internet até contribuiu, pois podemos ouvir a nossa emissora preferida pela internet mesmo estando do outro lado do planeta.
Há ainda indícios que o inventor do rádio teria sido um padre brasileiro: Roberto Landell de Moura no ano de 1894, segundo relatos o padre desenvolveu uma engenhoca que conseguia emitir e receber sons a longas distancias, porém fanáticos religiosos destruíram o aparelho e todas as anotações do padre, pois acreditavam que o mesmo possuía um pacto com seres malignos e isso acabou prejudicando o reconhecimento do padre como o inventor, somente algum tempo mais tarde o sacerdote conseguiu fazer uma demonstração pública do aparelho que criou.
E não tem como falar do rádio sem citar o nome de um dos maiores comunicadores do país, Ricardo euGENIO Boechat que mais uma vez ganhou o prêmio Comunique-se, e com mais uma vitória Boechat se tornou o profissional a somar conquistas em quatro categorias do prêmio.
Um comunicólogo é antes de tudo um porta voz da verdade, ele é um formador de opinião pública que contribui com as mudanças de pontos de vista da população e contribui para que novas ideias, novas diretrizes sejam implantadas na sociedade, o radialista é uma voz forte da comunidade, recorrer ao rádio ainda é uma forma de conseguir com que os clamores da sociedade sejam ainda escutados.
A todos os radialistas, e apaixonados pelo rádio, parabéns!
Por: Márcia Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário