11 de dezembro de 2013

[Total Flex] Conta-me sobre o seu sorvete


Neste fim de semana estive em Curitiba-PR. Faço pós-graduação lá e um dos exercícios da aula deste módulo era observar o Passeio Público com outros olhos. Encontrei um personagem. Alguém que esperava...


O sorveteiro espera. Espera por algum cliente ou um conhecido para conversar. Espera, solitário, com o olhar tranquilo, mesmo sabendo que o valor vendido até pouco antes do meio-dia nem paga o próprio almoço. O céu está nublado, mas nem isso afasta seu Manoel do trabalho.

O sorriso incompleto traduz a alegria do aposentado de 85 anos, que há 19 instala o carrinho de sorvete no Passeio Público de Curitiba. Sim, antes o local era melhor. As vendas eram melhores. O tempo levou a jovialidade de Manoel, mas também o prestígio e a credibilidade do Passeio. O lago poluído, crianças brincando, gente dormindo, prostitutas negociando, pássaros cantando. Um aglomerado de coisas contrastantes, assim como o vendedor de sorvete em uma manhã um pouco fria e nebulosa, mas feliz pelos 50 anos de casamento – o qual conta com orgulho.

Nem com tanto tempo de convivência a mulher do alagoano de Maceió consegue convencer o sorveteiro a deixar o Passeio Público. Se fica em casa, ele assiste desenhos. Melhor trabalhar. E Manoel nem tem medo dos frequentadores do local. Um telefone no bolso garante que qualquer atitude suspeita seja imediatamente avisada aos policiais. Eles já o conhecem – os policiais, os drogados, as prostitutas, os feirantes. E respeitam.

Em uma manhã nublada, o sorriso, com alguns dentes faltando, ilumina o Passeio administrativamente abandonado. Mesmo sem sol ou calor, é impossível resistir ao sorvete do senhor de olhos cansados. Não por pena ou recompensa pelo tempo dedicado aos curiosos, mas pelo amor de Manoel Amancio da Silva, demonstrado em cada palavra, em cada lembrança. Até, de certo modo, demonstrado no próprio nome. Aos poucos, fico convencido de que voltarei mais vezes ao Passeio Público. E, como muitas crianças, vou anunciar que quero sorvete, mas quero o sorvete do seu Manoel.

8 comentários:

  1. Muitas vezes admiramos pessoas por cargos importantes ou até mesmo pelo "prestígio" social, e esquecemos dessas pessoas simples, mas que fazem toda a diferença na nossa convivência.
    Belo texto rapaz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno, Gabriel! Sim, precisamos estar mais atentos aos outros. Às vezes, precisam apenas de alguém para conversar. Fazem a diferença em nossa vida e fazemos a diferença para eles. =)

      Excluir
  2. Fábio! que texto incrível! eu adorei. E sim, o segredo do que nos torna felizes e melhores está no singelo. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lucila! Fico feliz que tenha te agradado. Espero que esse texto possa despertar ainda mais sentimentos bons! =)

      Excluir
  3. Adorei seu texto Fabinho, por isso que sempre digo, esse povo mais velho, que só sabe ligar a Tv e o microondas de eletrônico, tem muito mais que aprender. Parabéns Fá! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras, Pri! Isso sempre incentiva mais! =)

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto e pela forma com que delicadamente nos mostra a beleza de simplesmente VIVER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcia! Fico feliz por poder passar a você a emoção que sinto em cada história contada. Fico mais feliz pela sua amizade e reconhecimento!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...