14 de outubro de 2013

[Cantinho Literário] Prêmio Nobel de Literatura premia escritora canadense


A Fundação Nobel, premiou entre os dias 7 a 14 de outubro, os ganhadores do Prêmio Nobel de 2013, com as condecorações concedidas em seis áreas do conhecimento, Medicina, Física, Química, Literatura, Paz e Ciências Econômicas. O prêmio de Ciências Econômicas se trata da realidade do Banco Central da Suécia em Memória à Alfred Nobel, visto que não havia nenhuma menção a este prêmio no testamento de Alfred Nobel que deu origem à premiação.

Os pesquisadores das áreas deste ano foram, em medicina, J. E. Rothman, R. W. Sheckman e T. C. Südhof pelas descobertas relacionadas à regulação do transporte vesicular, importante processo celular, na área da física, F. Englert e P. W. Higgs, pelas descobertas teóricas do mecanismo que contribui ao entendimento da origem da massa nas partículas subatômicas, na química, Química: M. Karplus, M. Levitt e A. Warshel, pelo desenvolvimento de modelos computacionais para a interação complexa de sistemas químicos.

O prêmio Nobel da paz, foi para a OPAQ (Organização para a Proibição de Armas Químicas), pelo extensivo esforço de eliminação de armas químicas, assunto que voltou aos noticiários devido ao uso deste tipo de armamentos no conflito da Síria, em que deve a presença da jovem Malala Yousafzai, de 16 anos, que parabenizou a OPAQ, por vencer o Prêmio Nobel deste ano, lembrando que a garota foi vítima de um ataque do Talibã no ano passado por defender o direito das mulheres à educação, era uma das mais cotadas para receber o prêmio.

Agora na nossa área da literatura, quem ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, do ano de 2013, o prêmio foi a canadense Alice Munro, por suas curtas histórias contemporâneas.



A escritora de 82 anos, ficou encantada e bastante agradecida ao receber ao prêmio, dizendo a seguinte sentença, Em declarações divulgadas pela Penguin House, editora de Alice Munro, a escritor afirma estar encantada e muito grata. "Fico particularmente contente pelo prazer que muitos canadianos terão por eu receber este prémio. Agrada-me também que o prêmio traga maior atenção para a literatura do Canadá".


Munro, que vive em Cinton, Ontario, tinha anunciado ao The Toronto Globe and Mail que deixaria de escrever após "Amada Vida", o seu 14.º volume de contos.

O pronunciamento do prêmio Nobel de literatura, foi na manhã de quinta-feira (10), na Cidade de Estocolmo, na Suécia e a escritora ganhou também 8 milhões de coroas suecas (US$ 1,25 milhão).

Segundo o comitê da premiação, Munro é "mestre da narrativa breve contemporânea" e "aclamada por sua narrativa afinada, que é caracterizada pela clareza e pelo realismo psicológico". Alguns críticos a consideram "a Chekhov canadense", em referência ao escritor russo Anton Chekhov, por seus contos serem centrados nas fraquezas da condição humana.

"Eu sabia que estava na disputa, sim, mas nunca pensei que venceria", disse Munro à agência The Canadian Press, em Victoria. Ela disse que sempre considerou a possibilidade de vencer o Nobel como "um sonho impossível, algo que poderia acontecer, mas que provavelmente não ocorreria". "Estamos no meio da noite aqui e havia esquecido totalmente", contou.

Confira abaixo a biografia da nova condecorada do Prêmio Nobel de Literatura:

A escritora Alice Munro nasceu em 10 de julho de 1931 em Wingham, no Canadá. Ela é autora de diversos livros de contos, traduzidos para mais de dez idiomas. 

Entre os numerosos prêmios literários recebidos ao longo de sua carreira, destaca-se o Man Booker Prize, em 2009. Entre suas obras mais conhecidas estão "Fugitiva" (2006), "Felicidade demais" (2010) e "O amor de uma boa mulher" (2013).

Ela começou a estudar Jornalismo e Inglês na University of Western Ontario, mas interrompeu os estudos quando se casou em 1951. Junto com seu marido, ela se mudou para Victoria, em British Columbia, onde o casal abriu uma livraria. Seu primeiro livro foi publicado em 1968, com o título "Dance of the happy shades", que recebeu bastante atenção no Canadá.

Em 1971, Munro publicou uma coleção de histórias chamada "Lives of girls and women", que os críticos descreveram como um "Bildungsroman", isto é, um romance de formação. Sua obra "Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento" (2001) foi inspiração para o filme "Longe dela" (2006), dirigido por Sarah Polley.

No Brasil, a escritora, lançou três livros de  ainda inéditos no Brasil, que serão lançados em português em 2014 no país. Além da reedição, em dezembro, do livro de contos "Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento", publicado em 2004, a Globo Livros lançará "Selected stories" (1996), "Runaway" (2004) e 
"The View of Castle Rock" (2006) - os dois últimos publicados em Portugal como "Fugas" e "A Vista de Castle Rock - pelo selo Biblioteca Azul.

Alice Munro é a 13ª mulher a ganhar o Nobel de Literatura. Em 2009, a escritora romena Herta Müller recebeu o prêmio. Esta é a primeira vez, em 112 anos, que a academia sueca premia um autor que escreve apenas contos. A cerimônia de entrega acontecerá em Estocolmo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador do prêmio, Alfred Nobel.

Em 2012, o vencedor do Nobel de Literatura foi o chinês Mo Yan, que já havia ganhado diversos prêmios anteriormente, entre eles o Prêmio Newman para literatura chinesa em 2009 e, em 2011, o Mao Dun, que desde 1982 é entregue a escritores chineses a cada quatro anos.

Veja a lista das mulheres que já receberam o Nobel de Literatura:

2013: Alice Munro (Canadá)
2009: Herta Müller (Alemanha)
2007: Doris Lessing (Grã-Bretanha)
2004: Elfriede Jelinek (Áustria)
1996: Wislawa Szymborska (Polônia)
1993: Toni Morrison (EUA)
1991: Nadine Gordimer (África do Sul)
1966: Nelly Sachs (Suécia)
1945: Gabriela Mistral (Chile)
1938: Pearl Buck (EUA)
1928: Sigrid Undset (Noruega)
1926: Grazia Deledda (Itália)
1909: Selma Lagerlöf (Suécia)

Alguns livros de Alice Munron, serão destaque na Feira Literária de Frankfurt, na Alemanha, logo após a escritora ser nomeada vencedora do Prêmio Nobel de Literatura 2013.


É isso ai pessoal, uma mulher ganhando um prêmio de grande importância para o mundo literário, uma pena não ter ainda uma brasileira nesta lista, mas quem sabe no futuro, a lista de mulheres recebendo o prêmio Nobel aumenta e uma grande escritora é descoberta aqui em nossa país, para que a literatura brasileira, tem sua vez de mostrar ao mundo, suas ricas histórias do cotidiano de cada canto do Brasil.


Boa semana e boa leitura a todos
[estudando pra um dia chegar lá... 
Prêmio Nobel de Literatura, aqui vou eu!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...