7 de outubro de 2013

[Cantinho Literário] Criança na literatura - Isso sim é o futuro!

Salve salve tripulação dos sete mares mais cultural...


Entramos na semana da criança e nós marinheiros do OBC, voltaremos a ser crianças e brincaremos muito aqui em nossa embarcação e nós do Cantinho Literário, vamos dar o ponta pé neste especial da semana do dia das crianças, resgatando um pouco da nossa infância e nossos primeiros passos na arte da literatura, afinal quem todos nós se lembramos do primeiro livro ou gibi que lemos quando éramos 'pimpolhinhos'.

Eu mesmo, lembro que quando era mais nova, ia para a biblioteca aqui perto da minha, e ficava horas e horas, lendo, criando e imaginando coisas através da leitura, isso quando não 'cabulava' aula, só para passar o dia na biblioteca.

Mas vamos ao que interessa e deixar nossas vidas pessoais de lado e partir para ação, afinal não podemos esquecer da nossa infância, mas também temos que viver nossas vidas atuais.

Primeiramente, vamos entender o que é a literatura infantil, que é uma obra de fácil entendimento pelas crianças de dois a 10 anos, que seja por mesma, ou com ajuda das pessoas mais velhas que elas, além de ser também bastante interessante e estimular a crianças.

Os primeiros livros direcionados as crianças foram feitos por professores e pedagogos no final do século XVII, com o objetivo de passar valores e criar hábitos. Atualmente a literatura infantil não tem só este objetivo, hoje também é usada para propiciar uma nova visão da realidade, diversão e lazer.

Os livros são na sua grande maioria coloridos e possuem inúmeras imagens, tanto porque criança está apenas começando a aprender a ler, bem como estimula a criança por mais histórias. Os dedicados a leitores entre quatro a seis anos apresentam maiores grupos de palavras organizados em um texto, sem abrir mão de estímulos visuais mencionados acima, podendo ser incluídos algumas histórias em quadrinhos, como a Turma da Mônica. 


As obras literárias feitas para crianças entre sete a dez anos começam a possuir cada vez menos cores e imagens, e apresentando textos cada vez maiores e fatos cada vez mais complicados e explicativos, uma vez que o jovem leitor, agora já em fase escolar, estimulando a encontrar respostas por ele mesmo o começo da racionalização.

Mas toda obra literária infantil possui algumas características em comum, embora exceções existam: 

* Ausência de temas adultos e/ou não apropriados a crianças. Isto inclui guerras, crimes hediondos e drogas, por exemplo;
* São relativamente curtos - não possuem mais do que 80 a 100 páginas;
* Presença de estímulos visuais (cores, imagens, fotos, etc);
* Escrito em uma linguagem simples, apresentando um fato ou uma história de maneira clara;
* São de caráter didático, ensinando ao jovem leitor regras da sociedade e/ou comportamentos sociais;
* Possuem mais diálogos e diferentes acontecimentos, com poucas descrições;
* Crianças são os principais personagens da história;
* Possuem um final feliz;

Já a literatura juvenil, que é dedicada à leitores de 10 a 15 anos, consiste de fatos de jovens, incluindo conflitos controversas, como sexo, violência, drogas, relacionamentos amorosos e personagens, que apresentam temas interessantes aos adolescentes e que sejam da mesma faixa etária que eles.

As imagens não são necessariamente coloridas e basicamente constituídas em textos, já que eles possuem um nível literário, mas avançado das crianças. Os jovens têm um certo repúdio aos clássicos da literatura, alguns livros mais comerciais, dedicados a adolescentes, se tornaram grandes best-sellersBest-seller mundiais, como Harry Potter e Crepúsculo e este fenômeno, no entanto, pode ser visto como uma boa oportunidade de incentivar o gosto pela literatura nesta difícil faixa etária.

Para celebrar esta semana da criança, no Shopping Iguatemi de Ribeirão Preto, está acontecendo a exposição interativa do livro O Pequeno Príncipe, confira  as informações abaixo e aproveitam que neste sábado é feriado e dá uma pulo no interior paulista para conferir esta exposição. Afinal Ribeirão Preto nem é tão longe da capital paulista e pois sempre tem ônibus saindo da estação rodoviária do Tietê, mas não importa, tentam puxar o papai e mamãe para o interior e conferir esta exposição.

A Exposição Interativa O Pequeno Príncipe no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

Data: De 30 de Setembro a 03 de Novembro
Horário de funcionamento: Domingo à Sexta: Das 12h às 20h
Sábados: 10h às 22h
Entrada Franca

Mais informações acesse o site do Shopping Iguatemi e também no site O Pequeno Príncipe;


Isso ai galerinha, esta semana especial do dia das crianças só está começando, ainda terá muita diversão aqui n'O Barquinho Cultural, porque aqui quem faz nossa embarcação é a tripulação, pois vocês nos estimulam a criar novos temas para nosso barco crescer a cada dia.

PS: Estamos a caça de crianças ou adolescentes escritores, para em breve fazermos uma entrevista 'da hora' aqui no OBC, por isso aguarde, porque em breve terá entrevista por aqui no Cantinho Literário;

Boa semana, boa leitura e um Feliz dia das crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...