30 de setembro de 2013

[Cantinho Literário] Literatura para todos - Jovens do Rio Grande do Norte colocam livros na mochila e levam leitura às famílias da zona rural do Estado


Salve salve, tripulação da embarcação mais cultural na internet, hoje é segunda e como toda as segundas-feira é dia de literatura, no nosso Cantinho Literário, então vamos abrir nossos livros, cadernos e a cabeça e viajar em um mundo fantástico da arte da literatura e nos enriquecer com boas influências com novas palavras, ideias e imaginações.


Nesta semana, vamos falar de algo que está mobilizando diversos jovens e educadores de todo o Brasil, que é de montar bibliotecas ambulantes, para que todos tenham acesso a leitura e o analfabetismo, que na semana passada foi registrado em alta, foi pouco, mas deu uma aumentada no número de analfabeto no país.

Que na verdade a pior coisa do analfabetismo, não é aquele que não sabe ler, mas sim o analfabeto funcional, aquele que sabe ler e não compreende o que leu ou escreveu e este número de pessoas é bem maior.

Foi pensando nisso que o Governo do Rio Grande do Norte, criou o projeto Agentes da Leitura, eles selecionaram alguns jovens para levar literatura à 41 cidades, para que eles tenham o hábito da leitura. Os agentes da leitura circulam entre as zonas rural do Estado, contando histórias e apresentando obras literárias para mais de 15 mil famílias.

Com uma abordagem lúdica, que envolve brincadeiras, saraus, adivinhações e versos, os agentes introduzem as áreas menos desenvolvidas do Rio Grande do Norte a livros infantis, lendas e clássicos como Manuel Bandeira e o potiguar Câmara Cascudo. Para participar do projeto, foram selecionadas famílias beneficiadas pelo Bolsa Família que moram nos municípios com os menores Índices de Desenvolvimento Humano.

O projeto já existe há quatro anos e faz parte dp Mais Cultura, que está previsto para ser desenvolvido em todo o Brasil, porém ainda não entrou em prática em alguns Estados.


Por Priscila Visconti (Pensando em colocar uns livros na mochila e partir pra ação, para levar livros e sonhos à diversas pessoas, que não possuem acesso a leitura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...