12 de junho de 2013

[Total Flex] A Jornada da União


O Rio de Janeiro em Julho será a capital mundial da Juventude, o Brasil sediará a JMJ - a Jornada Mundial da Juventude. O encontro é um evento internacional  que reúne a juventude de todo o mundo, unidas pelo mesmo sentimento: A fé em Jesus Cristo.

Em 1984 o Papa João Paulo II foi o primeiro pontífice a celebrar junto à juventude esse momento, o encontro foi celebrado no Vaticano na Praça de São Pedro: o Encontro Internacional da Juventude, neste  mesmo evento o papa entregou aos jovens uma cruz que a partir de então se tornaria o símbolo da jornada, e passou a ser chamada como a cruz da jornada.

No ano de 1985 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o ano da Juventude, e ainda em 1985 o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A jornada acontece a cada dois a três anos e reúne uma multidão de jovens do mundo inteiro que se concentra em uma cidade sede, onde estes mesmos jovens tem um encontro com o papa, e este ano o encontro será com o Para Francisco, eleito pontífice no inicio do ano após a renuncia do então Papa emérito Bento.

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (MT 28,19), esse é o lema da jornada deste ano, o lema convida toda a juventude a ser protagonista da sua própria história, convidando a caminhar anunciado a palavra do Cristo, que segundo a o Cristianismo,  Jesus Cristo tem o anseio de ter a juventude anunciado a boa nova a todos os povos.

Esse encontro proporciona ainda os participantes e as comunidades do mundo inteiro um momento de reflexão, de repensarei seus valores e cuidados com os jovens, possibilita uma nova visão do mundo, conhecimento de novas culturas e leva todas as pessoas a se reconhecerem como jovens e únicos responsáveis para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, economicamente estável e lutadora pelos seus direitos, fazendo também cumprir os seus deveres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...