10 de junho de 2013

[Cantinho Literário] O mundo feminino na literatura


Nesta segunda-feira em nosso Cantinho Literário, será especial mulheres, pois depois de publicar diversos autores homens e pouquíssimas mulheres, nós como feministas assumidas e que levantamos a bandeira em prol as mulheres, defendendo os direitos iguais para todos, não poderíamos deixar de nos homenagearmos.


Afinal as mulheres que produziram literatura, que combinavam palavras e mostravam mundos, estiveram sempre presentes, e, embora sem contar com muitos estímulos para prosseguir, prosseguiram, para a nossa sorte e felicidade, pois nesses mundos contados nos vimos várias vezes e tivemos companhia para a nossa solidão.

Pois historiografia literária no Ocidente sempre foi uma atividade reconhecidamente masculina, mas isso não impediu que as mulheres escrevessem. Elas apenas não eram lidas, no entanto conseguiam furar o cerco fazendo uso dos pseudônimos. 

Quem poderia imaginar que George Sand era o nome de Amandine-Aurore-Lucile Dupin ou que George Eliot era o nome de Mary Ann Evans, pois sempre foi difícil aceitar na academia os estudos feministas como análise literária, apesar de grandes clássicos da literatura terem mulheres em seus romances, como Lucíola, Senhora e Diva de José Alencar, que era só assim, que a mulher era vista no meio literário.

Mas atualmente a critica feminina tem sido responsável pelos estudos de produções de mulheres do século XIX, tendo reconhecimento de que elas escreviam, pela reedição de livros raros e por um crítica que possa dar conta de explicar as questões do universo das mulheres, sendo responsável por tornar o esforço de muitas mulheres reconhecido por pessoas posteriores à sua época.

Assista abaixo um especial exibido pela Tv Cultural, sobre Mulheres na Literatura:

Abaixo escolhemos cinco mulheres que enfrentaram tudo e todos e conseguiram ter seus livros publicados e terem o devido reconhecimento merecido, transformando momentos seus dias de dor e solidão se transformando em momentos de prazeres e abrindo caminhos para novas mulheres que sonham em serem escritoras. 

Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras.

Clarice Lispector, nascida Haia Pinkhasovna Lispector foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Quanto ao estado pertencente, Clarice se declarava pernambucana. 

Cecília Benevides de Carvalho Meireles, conhecido também como Cecília Meireles, foi uma poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada uma das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa. 

Joanne Rowling, OBE, FRSL, também conhecida como J. K. Rowling, nome com o qual assina as suas obras, ou pelo seu nome de casada, Joanne Murray, é uma escritora britânica de ficção. 

Jane Austen foi uma proeminente escritora inglesa. A ironia que utiliza para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade. 


É isso ai pessoal, a literatura feita por mulheres, pois seu jeito peculiar, impulsionada pelo desejo de ser expressar, defender direitos, fazer-se ouvir. 

Seja como personagem, seja como autora, elas escreveram seus nomes na história e vamos continuar levando essa essência para toda eternidade, pois sem as mulheres não haveria literatura, porque são as mulheres que dão vida a todo este universo literário. 

Por Priscila Visconti  (futura escritora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...