28 de junho de 2013

[Cabine da Pipoca] O cinema agradece Charlie Chaplin


Salve salve tripulação, hoje é dia de cinema aqui n'O Barquinho Cultural, que infelizmente não teve a coluna na semana passada por alguns desvios da vida e também por força maior, que iriamos falar sobre o ícone do cinema mudo, Charlie Chaplin, mas como somos bastante boazinhas, não vamos deixar passar batido e ir para a próxima pauta.

Afinal ele foi um grande astro do cinema mundial e merece estar no hall da fama aqui do OBC, junto com outros artistas, escritores, músicos e entre outros, por isso se ligam neste 'post' e conheçam mais sobre o grande Sir Charles Spencer Chaplin, ou simplesmente o querido Carlitos.

Charlie Chaplin nasceu em Walworth, Reino Unido, no dia 16 de abril de 1889, ele foi ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico, sendo um dos atores mais famosos da era do cinema mudo, notabilizando pelo uso de mímica e da comédia pastelão.

Chaplin ficou bastante conhecido pelos filmes O Imigrante, O Garoto, Em Busca do Ouro (este considerado por ele seu melhor filme), O Circo, Luzes da Cidade, Tempos Modernos, O Grande Ditador, Luzes da Ribalta, Um Rei em Nova Iorque e A Condessa de Hong Kong.

Ele sempre foi bastante influenciado pelos comediantes Max Linder, Georges Méliès, D. W. Griffith Luís e Auguste Lumière e compartilhando o trabalho com Douglas Fairbanks e Mary Pickford, foi influenciado pela mímica, pantomima e o gênero pastelão e influenciou uma enorme equipe de comediantes e cineastas como Federico Fellini, Os Três Patetas, Peter Sellers, Milton Berle, Marcel Marceau, Jacques Tati, Rowan Atkinson, Johnny Depp, Michael Jackson, Harold Lloyd, Buster Keaton e outros diretores e comediantes. É considerado por alguns críticos o maior artista cinematográfico de todos os tempos, e um dos "pais do cinema", junto com os Irmãos Lumière, Georges Méliès e D.W. Griffith.

Charlie Chaplin não só atuava, mas dirigia, escrevia, produzia e financiava seus próprios filmes, sendo fortemente influenciado por um antecessor, o comediante francês Max Linder, a quem dedicou um de seus filmes à ele. Vivendo 75 anos na vida do entretenimento, desde a sua primeira atuação quando ainda era criança nos teatros no Reino Unido durante a Era Vitoriana quase até sua morte aos 88 anos de idade.


A vida pública e privada de Chaplin, abrangia adulação e controvérsia. Juntamente com Mary Pickford, Douglas Fairbanks e D. W. Griffith, Chaplin fundou a United Artists em 1919.

O filme o qual teve seu personagem mais famoso foi The Tramp, conhecido como Charlot na Europa e Carlitos ou "O Vagabundo", aqui no Brasil, que é a história de um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro, usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e sua marca pessoal um pequeno bigode-de-broxa.

Charlie Chaplin ganhou vários prêmios, foi homenageado em diversos lugares, até depois de sua morte ele não foi esquecido, por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d 'Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).


Conheça um pouco Sir Charlie Chaplin:
Nome: Sir Charles Spencer Chaplin  (mais conhecido como Charlie Chaplin) 
Profissão: ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, 
roteirista e músico britânico. 
Nascimento: 16 de abril de 1889, Walworth, Reino Unido
Falecimento: 25 de dezembro de 1977, Vevey, Suíça
Filhos: Geraldine Chaplin, Sydney Chaplin, Charles Chaplin, Jr., Mais
Cônjuge: Oona O'Neill (de 1943 a 1977), Paulette Goddard (de 1936 a 1942), Lita Grey (de 1924 a 1927), Mildred Harris (de 1918 a 1920)

Músicas
Les Temps modernes
Modern Times
The Kid
City Lights
The Circus
The Gold Rush
The Great Dictator
Misfortunes of a Street Cleaner
Smile
A Dog's Life
Limelight
A Nonsense Song
Le Dictateur
La Violetera

Filmes
Tempos Modernos - 1936
O Grande Ditador - 1940
The Kid - 1921
Luzes da Cidade - 1931
Luzes da Ribalta - 1952

Bibliografia
DICIONÁRIO UNIVERSAL NOVA FRONTEIRA DE CITAÇÕES, Paulo Rónai, 3ª ed, Rio de Janeiro, Editora Nova Fronteira 1986.

História de Minha Vida (My Autobiography) Charles Chaplin; tradução de Raquel de Queiroz, R. Magalhães Júnior e Genolino Amado; 3ª ed, Rio de Janeiro, Editora Livraria José Olympio, 1965.

História de Minha Vida (My Autobiography) Charles Chaplin; 12ª ed.

O Pensamento Vivo de Chaplin, pesquisa de texto e tradução: José Geraldo Simões Jr., Martin Claret, 1986.

Chaplin - Vida e Pensamentos, Martin Claret, 1997

CHAPLIN por ele mesmo, Editora Martin Claret, 2004

Assista abaixo o filme completo de Chalie Chaplin -  Tempos Modernos (1936):

   

E com esta frase abaixo, do rei do cinema mudo, nós terminamos a nossa sessão de cinema por hoje, pois rir é o melhor remédio e isso Charlie Chaplin sabia fazer e proporcionava em cada personagem que representava.


Até semana que vem com mais sessão cinema aqui n'O Barquinho Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...