7 de maio de 2013

[Cantinho Literário] Maio é o mês da literatura Brasileira



Na quarta-feira passada, dia 1º de maio, foi celebrado o dia da literatura brasileira, uma área rica, mas pouco devastada por alguns brasileiros, que preferem ler livros estrangeiros e acabam esquecendo a nossa rica e formosa literatura, pois é graças a José de Alencar e Machado de Assis, que a literatura no Brasil, ganhou destaque no mundo e também a Acadêmia Brasileira de Letras, que é onde se encontra todos os grandes autores do Brasil, pois a arte literária no Brasil possui papel de destaque na esfera cultural do país: todos os principais jornais do país dedicam grande parte de seus cadernos culturais à análise e crítica literária, assim como o ensino da disciplina é obrigatório no Ensino Médio.

Aliás, falando no José de Alencar, o dia da literatura brasileira ficou no dia 1º de maio, devido seu aniversário, o cearense que nasceu no primeiro dia de maio, no ano de 1829,Alencar foi o primeiro autor a escrever uma obra que revelava o Brasil como o país realmente era, tendo o índio e o sertão como suas principais referências, além de escrever romances, foi cronista, ensaísta, dramaturgo e atuou como advogado, jornalista, deputado e ministro da justiça. Dentre suas obras mais conhecidas estão: ”O Guarani” (1857), “Iracema” (1854) e “Lucíola” (1862). O autor faleceu em 1877, aos 48 anos, no Rio de Janeiro.


A literatura brasileira, considerando seu desenvolvimento baseada na língua portuguesa, faz parte do espectro cultural lusófono, sendo um desdobramento da literatura em língua portuguesa. Faz parte também da Literatura latino-americana, a única em língua portuguesa. Ela surgiu a partir da atividade literária incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil durante o século XVI. 

Bastante ligada, de princípio, à literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o
tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romântico e realista e atingido o ápice com a Semana de Arte Moderna em 1922, caracterizando-se pelo rompimento definitivo com as literaturas de outros países, formando-se, portanto, a partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.


Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...