28 de maio de 2013

[Cantinho do Som] Música e Literatura unidas em um só verso


Desculpa a demora em subir o texto do Cantinho Literário por aqui, mas é que a pauta que tinha selecionado para hoje, deu uma leve caída, que era uma releitura dos poemas de Vinicius de Moraes e Fernando Pessoa, que teve uma curta temporada, aliás curtíssima no Teatro Sesi, na peça "Poema Bar".

Mas como a mente por aqui não para um minuto e quer sempre passar novidades, dicas e apresentar o 'quente' da área literária , claro que não deixaríamos nossa tão amada tripulação na mão, afinal são vocês que nos ajudam e estimulam para que todo dia tem algo novo n'O Barquinho Cultural.

No nosso Cantinho da Literatura de hoje, iremos falar sobre a arte literária e da música, que juntas elas podem fazer magias que nos levam para um mundo fantástico da poesia, dos sons e da harmonia das palavras, será quase um Cantinho do Som, porque misturará música e literatura em um só lugar.

Vejam abaixo um trecho de uma pequena explicação de música e literatura, para vocês conhecerem ou se familiarizarem em duas artes com grande importância no movimento cultural.

"Literatura e a arte de compor trabalhos artísticos,sejam eles em prosa, verso, ou também pode ser um conjunto de obras literárias de uma região,ou de um pais, de uma época.

A musica e a arte e a ciência de ligar ou combinar os sons musicas de um modo agradável associando os trabalhos artísticos as prosas, versos, podendo também utilizar algumas obras literárias para a formação de enredos de samba, musicas, entre outros.

A literatura por ser um movimento de arte, ou de compor trabalhos artísticos, esta diretamente ligada a música pelas suas prosas, versos, trabalhos artísticos de época que formam os enredos e as musicas."

Onde podemos encontrar música e literatura juntos, com preços acessível e pessoas que tem amor e compaixão nas palavras, são nos Saraus, que em toda metrópole pelo Brasil pode encontrar pessoas que fazem esse tipo de arte, colocando melodia em um poema, prosa ou em uma simples frase. 

Mas caso você não mora nos grandes centros e gosta dessa arte, pode reunir seus amigos e conhecidos e montar seu próprio sarau, pois não precisa de glamour e grandes efeitos, para se montar um evento simples e que tem seu foco nos poemas ou suas músicas com dizeres 'literalísticos'.

Segue abaixo alguns Saraus já conhecidos por algumas pessoas que frequentam a noite literária paulistana:

Sarau do Binho (o mais famoso dos saraus)

Mas além dos Saraus, grandes músicos, que até hoje fazem bastante sucesso, também faz literatura e música, como é o caso de Chico Buarque, que suas letras tem como a base a literatura do dia a dia, ou então bandas como Legião Urbana, Titãs, Capital Inicial, entre outras bandas nacionais.

Assista alguns videoclipes de artistas, que fazem da música uma verdadeira arte literária:

Chico Buarque - Roda Vida



Legião Urbana - Tempos Perdidos



Capital Inicial - Natasha




É isso ai tripulação muita prosa, poesia e música para vocês, com muita literatura, pois semana que vem tem mais Cantinho Literário, trazendo sempre algo 'literalísticos' (curte esta palavra...hehe), para que todos descobram dentro de si, a verdadeira literatura, não importando qual sua classe social, religião ou sexualidade, o importante é nos unirmos através de uma só arte, que a arte literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...