10 de abril de 2013

[Total Flex] As palavras Constroem


Total Flex de hoje fala da importância da leitura para o crescimento cultural da população.


Os novos aparelhos eletrônicos dominaram o mercado nos últimos tempos, com isso se pensou que ocorresse uma tendência do estimulo a leitura, mero engano. 

De acordo com o Instituto Pró-Livro/Ibope Inteligência, 2011, que realizou uma pesquisa nomeada “Retratos da Leitura no Brasil” revelou que ler era a quarta atividade mais apreciada pelos brasileiros no seu tempo livre, média de livros lidos por brasileiros nos últimos anos é a baixo da média mundial, cerca de 1,8 livros por ano, enquanto na Colômbia a media atinge o índice de 2,4 e nos Estados Unidos encontramos uma média de 5,1 ou seja os brasileiros não se atraem tanto pelo mundo dos livros, embora o Brasil seja um país com vários autores reconhecidos como Machado de Assis e José Alencar que são nomes clássicos da literatura no país.

Ler faz com que pessoas aprendam a formular suas próprias opiniões, estimula a crítica construtiva e contribuem para que novas ideias sejam formadas e lançadas rumo às melhorias da sociedade. Quando uma população ler ela não se submete a seguir por um sistema imposto pelos seus governantes, ela quebra qualquer tipo de tabu e luta por aquilo em que acredita. Cidades do interior do país são amostras grátis do que a falta da leitura pode levar, muitas vezes discursos com alto teor de politicagem hostil e decadente encanta a metade da população, que por sua vez elege candidatos sem o menor preparo para conduzir as cidades.

Hoje a leitura de sites, blogs, jornais impressos ou eletrônicos devem ser feitos com frequência, a seleção de livros clássicos ou até mesmo com abordagens poucos mais despojadas mas que leva o leitor a refletir precisam se tornar hábito, uma dica para uma leitura leve e que aborda conteúdo atual e contribuí com a opinião bem fundamentada é o livro da autora Valéria Piassa Polizzi “Depois daquela Viagem”, o livro possuí uma abordagem leve e descontraída que conta a história da própria autora, uma jovem que precisou aprender a conviver com a AIDS.

A história se passa em um cenário que pode fazer com que várias pessoas se identifiquem e ajude na convivência com vários tipos de obstáculos que encontramos em nosso dia a dia, seja de alguma doença ou realmente de algum problema de difícil solução. Com o livro se pode fazer uma nova análise das crendices, repensar valores e mudar velhos conceitos, a contribuição para a formação enquanto pessoa e profissional é evidente, ler ainda pode sim ser considerado um santo remédio.

Vai fazer o que hoje? Então aproveite tire um tempinho e faça uma boa leitura e seja feliz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...