11 de março de 2013

[Cantinho Literário] Casa onde Machado de Assis viveu será tombada no Rio de Janeiro



A casa onde o grande Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu, cresceu e teve seu primeiro conhecimento do ler e escrever, será tombado, por mais que a residência que fica no Morro do Livramento, no bairro da Gamboa, se encontra em descaso e abandono, mas por seu importante valor histórico e cultural, afinal foi nada mais e nada menos, onde Machado de Assis residiu por lá e se formos buscar sobre algo fixo do escrito, só haverá os livros, contos e poemas, que ele escreveu.

Por isso o imóvel situado na Ladeira do Livramento, número 77, na área da A.P. 1.0, será tombado pela autoria da vereadora Laura Carneiro, depois de muitas campanhas e súplicas de historiadores, admiradores e fãs de Machado, através das redes sociais para o tombamento da casa. Que sejamos fracos, que se a vereadora não tivesse esta atitude nobre de guardar a cultura do país, em breve, o local seria devastado por empresas de engenharia, para construção de prédios ou Shoppings Center, que dígamos de passagem, isso só enriquece o proprietário do local, porque na história do Brasil, não vai servir nada.

Mas nós d'O Barquinho Cultural, como fãs, admiradoras e aspirante do escritor Machado de Assis, também estávamos junto nesta petição, pois não queremos que a cultura do país se acabe e toda a história vai embora como um aperto na descarga e afinal, ele é Machado de Assis, um dos patronos da ABL (Acadêmia Brasileira de Letras), junto com grandes nomes como Rodolfo Amoedo, Artur Azevedo, Inglês de Sousa, Bilac, Veríssimo, Bandeira, Filinto de Almeida, Passos, Magalhães, Bernardelli, Rodrigo Octavio, Peixoto, João Ribeiro, Lúcio de Mendonça e Silva Ramos.

Sim para a cultura e não para consumismo egoísta e bajulador, onde a população não ganha com nada, só perde dinheiro e quem lucra são as grandes empresas as custas da sociedade, que deixou sua cultura e história, perdidos no tempo.


Por: Priscila Visconti (apaixonada por literatura e uma Machadista convicta) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...