29 de dezembro de 2012

Cabine da Pipoca

A menos de uma semana de 2013, você já pôde perceber que a equipe do Barquinho Cultural está em clima de retrospectiva, trazendo o que mais agitou e tornou-se notado neste ano que se encerra. Não diferente, o Cabine da Pipoca encerra a última postagem do ano com a mesma proposta. Trago, então, o TOP 4 das publicações mais acessadas da editoria.

Em quarto lugar está o longa iraniano A Separação (The Separation). Fugindo aos padrões hollywoodianos, a trama conquistou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011 e o Globo de Ouro na mesma categoria. Ainda, conquistou o prêmio Urso de Ouro de melhor filme e nas categorias melhor ator e atriz. A história gira em torno da separação entre o casal iraniano Simin e Nader, devido à vontade da esposa em viajar com  sua filha Termeh. 

 Diferente do que estamos acostumados aqui no Cabine da Pipoca, propus um especial, tendo em vista que essa editoria é a única que se aproxima do teatro brasileiro. Não pude deixar passar a oportunidade de sugeri-los Namíbia, não!, nossa terceira colocada.  A peça de Aldri Anunciação (que também atua na montagem) traz uma hipótese um tanto curiosa, não menos pertinente ou de fácil imaginação. Imagine se, de repente, a União resolve que todos os descendentes de negros oriundos da África devam voltar ao seu lugar de origem, como sendo uma medida reparadora por terem vindo à força ao Brasil. A partir daí, a peça se desenvolve e prende por completo a atenção do espectador, trazendo uma reflexão muito presente na contemporaneidade. Namíbia, não! recebeu o Prêmio Braskem e o R7 de melhor texto e está em cartaz no evento Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, no Teatro de Arena - SP, até 17 de fevereiro de 2013. 

Voltando ao mundo dos cinemas, preciso assumir que poucas animações despertam em mim a vontade de assisti-las. Recentemente, consegui assistir àquela que incitou minha curiosidade e esta foi a segunda publicação mais acessada do ano. Hotel Transilvânia é a animação mais gostosa de assistir de todos os tempos. Para início de conversa, já começa pela tribo - se assim posso chamar - em torno da qual gira a história: uma família de vampiros, com amigos monstros, daqueles arrepiantes de halloween. O filme é feito pra criança, o que é facilmente notável pelos diálogos simples, pelas piadas da história, pelo comportamento das personagens e, principalmente, pela moral da história. Boa dica para o descanso dos pimpolhos no fim da tarde. 

Por fim, ganhando a medalha Tripulante de Ouro, estão Emma Watson, Ezra Muller e Logan Lerman em As Vantagens de Ser Invisível. Recém-saída de Harry Potter, a queridinha de Hogwarts estrela junto a dois garotos a adaptação do livro homônimo de Stephen Chbosky. No longa, a personagem de Lerman, Charlie, é transferido pra uma nova escola e lá ele tem dificuldade de interagir com seus colegas por causa da timidez. Comum entre a camada infanto-juvenil da sociedade, os conflitos não param por aí. 

Com todo esse sol, é difícil ficar em casa ou ir a qualquer outro lugar que não seja praia. No entanto, caso queira mudar os planos do dia, você já sabe o que fazer. 

Até a volta, feliz ano novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...