23 de outubro de 2012

[Cyber Cult] Sustentabilidade: Falada e Praticada


Acompanhar o processo de informatização e avanços tecnológicos é fundamental para garantir o crescimento profissional e ficar antenado nas tendências de mercado, porem essas tendências contribuem com estimulo de consumo, e o consumismo cresce cada vez mais entre todas as classes sociais, sendo assim cresce o numero de lixo gerado pela população e aumento de produção de lixo representa também a necessidade de maior cuidado com o Meio Ambiente, já que tudo é extraído da natureza e de uma forma ou de outra voltam para ela.

Com tanta aquisição de aparelhos eletrônicos, o lixo eletrônico deve sim ter seu destino correto, já que seu contato direto com a natureza pode causar danos irreversíveis. Já existem organizações que a fazem coleta de baterias por exemplo. Vem sendo comum encontrar algum deposito para pilhas e baterias em agencias bancarias.

Há 11 anos é realizado o Festival Lixo e Cidadania em Minas Gerais, o festival proporciona espaços de intercâmbios, que possibilitam discussões em torno do tema sustentável, e as necessidades do seu desenvolvimento, facilita discussões culturais, empreendedorismo e educação ambiental, que inclusive já faz parte da grade curricular de muitas instituições escolares que promovem palestras, debates e oficinas que orientem os estudantes quanto a importância da preservação do planeta.

Voltando ao festival, a sua programação conta com diversas apresentações realizadas por catadores e ex-moradores de rua, cotando ainda com a apresentação musical de artistas que orientam quanto à reciclagem. O sucesso das edições anteriores fez com que os organizadores ampliassem as possibilidades de discussões, propiciando a troca de ideias culturais, o respeito pela diversidade dos povos, o foco em gestão empreendedora visando à reciclagem. Essas experiências são verdadeiras moedas de ouro para mudanças de hábitos e melhoras no comportamento populacional, pois o crescimento e avanços tecnológicos, não podem ser usados para justificar os excessos de consumo.
Hoje sustentabilidade é uma das palavras mais utilizadas no planeta, e mais do que inserida no vocabulário ela deve ser coloca em pratica para que bons resultados sejam garantidos. As organizações privadas estão realmente adotando essa ideia, e tem realizado ações mais frequentemente e com mais eficácia do que o próprio governo é claro que essas ações socioambientais promovem sim a imagem da organização, pois a mesma passa ser vista com outros olhos nas comunidades, mas qual o problema do marketing social, da promoção dessas empresas por meio das ações ambientais já que são benéficas a todos?

As empresas podem e vem continuar contribuindo com essa conscientização do seu publico externo, no caso clientes e comunidades, para que bons hábitos permaneçam e multipliquem. O Festival de Lixo e Cidadania é uma realização do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável (MNCR), Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS), Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e Governo do Estado de Minas Gerais.

 De 22 a 26 de outubro. Para ficar ligado em toda a programação acesse: ww.festivallixoecidadania.com.br Conexão com o mundo!
Márcia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...