26 de setembro de 2012

[Plantão Cyber Cult] 30 anos de emoticons

Sabe aquelas carinhas que você envia nos sms e para os amigos no Facebook? 


São os Emoticons e neste mês de setembro eles completam 30 anos de existência, uma forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley). 

É  uma seqüência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena), que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. 

Exemplos:  (isto é, sorrindo, estou alegre);  (estou triste, chorando), etc. Normalmente é usado nas comunicações escritas de programas mensageiros, como o MSN Messenger ou pelo Skype e outros meios de mensagens rápidas.

Saiba mais sobre a história dessas carinhas de humor!

Popularizados nos anos 1990, junto com a proliferação do acesso à internet, os emoticons completam 30 anos neste 19 de setembro.


O uso de marcas de pontuação para representar emoções foi sugerido pela primeira vez em 1982 em uma mensagem do professor de ciências da computação Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A intenção dele era diferenciar as mensagens irônicas no fórum das realmente dedicadas a assuntos sérios de discussão acadêmica.

O uso dos sinais logo foi adotado também em outras universidades e acabou saindo do gueto acadêmico e se multiplicando, principalmente nos anos 1990, com a proliferação do acesso à internet e a popularização dos e-mails.

Em uma recente entrevista ao jornal britânico The Independent, Fahlman, que ainda leciona na mesma universidade, afirmou que não esperava o sucesso de sua invenção.

Bom é isso ai... Agora quando forem escrever com emoticons, lembre-se que eles são muito importante, pois uma mensagem enviada apenas com eles, pode significar TUDO para a pessoa que receber, pois as vezes são pequenos símbolos ou gestos que algumas pessoas se tornam muito importante em nossas vidas.

Como todos vocês, nossos lindos e maravilhosos tripulantes que fazem com que nossa embarcação cresça a cada dia. ;)

Boa semana a todos e até próxima...
Priscila Visconti - sempre conectada com o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...