30 de maio de 2012

[Especial Museus] Museu da Língua Portuguesa


Continuando o especial museus e hoje, voltamos para São Paulo e  fomos no centrão de São Paulo, um lugar histórico e décadas passadas era moradia dos barões do café.

Estamos na Estação da Luz, um dos bairros mais antigos de São Paulo e também onde habitua dois museus de de grande importância não só para a cidade, mas também para o Brasil, a Pinacoteca do Estado, que foi uma marca para história do país, principalmente nas época da ditadura militar e também um dos primeiros museus interativos, o Museu da Língua Portuguesa, que foi inaugurado em 20 de Março de 2006 e só nos primeiro ano de sua inauguração o museus já atingia 580.000.

Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo, Brasil no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).

O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna. Segundo os organizadores do museu, "deseja-se que, no museu, esse público tenha acesso a novos conhecimentos e reflexões, de maneira intensa e prazerosa". O museu tem como alvo principal a média da população brasileira, composta de pessoas provenientes das mais variadas regiões e faixas sociais do país, mas que ainda não tiveram a oportunidade de obter uma idéia mais precisa e clara sobre as origens, a história e a evolução contínua da língua.






Para mais informações sobre o Museu da Língua Portuguesa, 
acessa o site: www.museulinguaportuguesa.org.br e confira a programação e lembrando que aos Sábados a visitação ao museu e totalmente gratuita.

Bom é isso pessoal, boa semana a todos e até Segunda no Cantinho Literário.

3 comentários:

  1. Este é um dos meus museus favoritos em Sampa... O MLP não é aquele museu chato, sem interação e que não pode nem respirar lá dentro, é interativo, dinâmico e super divertido.
    Super recomendo!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. nossa! morro de vontade de conhecer! agora que li esse post então, nem se fala!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vá, pois vc não irá se arrepender.. E depois, já aproveita e da uma passadinha na Pinacoteca do Estado que fica em frente! ;)
      Tipo, a Pinacoteca não achei tão legal.. Mas a história que ela representa pro país é incrível, vale a pena, viu!

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...